Por que recomendamos fazer questões do que você não estudou no dia?

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Por que recomendamos fazer questões do que você não estudou no dia?

No texto de hoje, vamos trazer algumas das principais razões do porquê recomendamos aos nossos alunos que façam as questões do que eles não estudaram no dia. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro: digamos que você tenha três horários, um de lei seca, um de doutrina e outro de questões. Você pode estudar Direito Civil na lei seca e ler um resumo de Penal, mas no horário de questões, vai escolher outra matéria que não seja essas duas. Por que recomendamos isso?

Vamos lá… A primeira razão diz respeito ao desconforto. Quanto mais desconfortável o cérebro ficar, mais conexões ele tentará fazer para sair daquela situação. Isso faz com que a memória nessas situações se forme de maneira mais forte e, consequentemente, você absorva muito mais conteúdo.

O segundo fator é que a sua prova não será na outra semana (pelo menos, na maior parte do tempo de seu estudo regular). Isso faz com que você esqueça o conteúdo estudado, pois vai ter que se debruçar sobre outros. Então o simples fato de ter 90% de acerto naquele assunto ao fazer questões depois de ter lido ele não significa nada, pois você não vai ter absorvido o conteúdo de fato.

O terceiro ponto é que fazer questões do que você não estudou é a maneira mais simples, fácil e eficiente de se revisar, pois você vai relembrar de vários conteúdos que estudou ao longo da preparação.

O quarto porquê é que, quando você faz questões do que não estudou, você de certa forma simula a prova (que é um emaranhado de assuntos: uns você lembra, outros não), e, assim, você acostuma seu cérebro a pensar nessas situações. Se você só faz do que estudou, o cérebro buga na hora da prova, porque ele não está acostumado a enfrentar aquela situação.

O quinto e último fator é que fazer questões do que não estudou no dia ajuda a complementar eventual omissão nos seus estudos, com assuntos mais diferentões, visto que você não vai conseguir estudar todos os pontos do edital.

Podemos fazer uma analogia com pesos de academia. Você tem duas maneiras de fazer uma série: com pesos bem leves ou pesos mais pesados. Com os leves, você fará tranquilamente a série e dará seu trabalho como “resolvido”. Com os pesados, você talvez não acabe e fique frustrado. Mas qual dos dois fez você aumentar mais os músculos? Os pesos pesados. O sucesso só existe fora da zona de conforto!

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO