Saiu o edital!!!

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Saiu o edital!!!

Hoje, vamos falar sobre algo que todo concurseiro sofre várias vezes ao longo da vida. Só de ouvir “edital publicado”, “saiu o edital” ou expressões do tipo, já dá um frio na barriga, né?! Após ouvir isso, nosso primeiro impulso é imprimir o edital e estudar todos os assuntos para “bater” o ele inteiro e, assim, ter mais chances de passar. Isso que devemos fazer caso queiramos passar no concurso dos nossos sonhos, não é mesmo?

Não! Existem inúmeros motivos que tornam essa ideia errada. Vamos listar alguns deles aqui:

  • Primeiro (e mais óbvio) motivo: estudar todo o edital durante os três meses que precedem a sua publicação não te garante efetivamente saber o que se estudou. Quando for fazer a prova, vai ver que já esqueceu bastante coisa, principalmente aquilo estudado no início, que já foi dissipado pela curva do esquecimento.
  • Segundo motivo: o estudo é cumulativo. Quando se tem um edital, inúmeros pontos daquele edital já estão consolidados na sua mente, principalmente para o caso de você for um aluno de alto rendimento e que esteja mais próximo da aprovação. Claro que depende de inúmeros fatores, mas ninguém estuda apenas durante o edital e é aprovado para Juiz. Isso é um processo longo, e o conhecimento cumulativo faz total diferença. Quando sai edital, é hora de revisar os assuntos e tentar suprir as deficiência verificadas no estudo regular. Mas o estudo regular está presente na preparação.
  • Terceiro motivo: há assuntos que caem mais do que outros. Isso é estatisticamente comprovado. Do que adianta você gastar o mesmo tempo em todos os assuntos se uns vão ter mais chances de serem cobrados que outros? Dessa forma, “bater” o edital, ao invés de ajudar, vai é prejudicar, pois você gastará tempos proporcionais para cobranças desproporcionais.
  • Quarto motivo: muita gente só se sente confiante para fazer determinada prova quando bate o edital inteiro. É uma questão psicológica. Enquanto não cumprir isso, a pessoa acha que é incapaz de fazer a prova. O que não é verdade, pois o conhecimento, como dito, vem se acumulando já há muito tempo. O problema de pensar dessa maneira é que, quando se faz a prova e vai mal, a pessoa fica muito desmotivada, porque achava que iria bem em virtude de ter conseguido bater o edital. Mas na verdade, aquilo dali é um fator limitante.
  • Quinto motivo: este mais no tocante à ordem dos assuntos, e não aos assuntos propriamente ditos. A ordem dos fatores não altera o produto. Portanto, você pode manejar os assuntos da forma que bem entender, desde que consiga melhorar o rendimento. Pode, por exemplo, colocar um assunto que domine pouco no início da preparação para dar tempo de revisá-lo mais uma vez ao final da preparação, e colocar assuntos que já goste mas que pretenda fixar mais no meio da preparação.

Não há fórmulas mágicas, mas definitivamente a ideia de seguir edital é descabida. “Ah, mas conheço o fulano, que seguiu todo o edital e foi aprovado!”. Exceções sempre vão existir. Além disso, em casos como esse em específico, muitas vezes o real motivo disso é o estudo prévio, e não o de véspera. Fica a dica!

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO