Material de Apoio VS Material de consulta

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Material de Apoio VS Material de consulta

No post de hoje, vamos tratar sobre um assunto muito importante e que muita gente tem dúvidas: a diferença entre material de apoio e material de consulta. Normalmente, quando as pessoas chegam perguntando para nós se determinado material é bom, grande parte das vezes nossa resposta é a mesma: não recomendamos materiais muito longos, por dificultar a repetição. Nós da ADN sempre sugerimos materiais mais curtos, como, por exemplo, o nosso material próprio fornecido em nossa Assinatura. Mas também é possível utilizar alguns PDF’s que existem no mercado (boa parte já testada e comprovada pelos concurseiros, senão já teriam saído de linha por seleção natural), sinopses, notações de aulas de grandes cursos ou coisas do tipo. Esses são exemplos de materiais de apoio. Ou seja, são aqueles que sempre tem que estar com você.

Por outro lado, é interessante ter alguns materiais de consulta. Como o próprio nome já diz, são aqueles que você precisará consultar aspectos pontuais de determinado assunto. Recomendamos fazer isso com Manuais, por exemplo.

Muitas pessoas têm muita dificuldade de utilizar Manuais, mas o mais importante que você precisa saber é o momento em que vai usar eles. O famoso timing. Se você está estudando para uma prova objetiva com edital na praça, vale a pena consultar algo no manual? Não, pois existe uma porção de conteúdo que você terá que ver de forma superficial para se dar bem na prova objetiva. Quanto mais perto da prova, mais objetivo deverá ser seu estudo (por esse motivo que recomendamos o aumento na resolução de questões perto das provas). É uma questão de gestão do tempo.

Falando de forma mais detalhada a respeito dos Manuais, eles podem ser utilizados tanto como materiais de consulta como de apoio. A escolha da forma de utilizá-los vai depender do timing, como foi explicado anteriormente, e do seu momento de vida. Na faculdade, por exemplo, se você busca um concurso de carreira jurídica, será interessante utilizar Manuais como material de apoio, pois terá bastante tempo até ter condições de fazer uma prova com chances de passar. Você fará provas de maneira séria dali há muito tempo, então faz sentido fazer essa escolha. Por outro lado, ele será seu material de consulta quando você estiver estudando para segunda fase e precisar aprofundar determinada temática nele, temática esta que você identificará quando estiver treinando por rodadas de questões discursivas/peças. Identificado o assunto que você não consegue desenvolver o tema, você parte pro manual pra ler só aquilo de forma aprofundada. Ou seja, você já tem uma noção boa do que é cobrado e do que precisa aprofundar com Manuais. E como você desenvolve essa noção? Estudando para a prova objetiva com materiais mais curtos. é nesse contexto que o timing faz total diferença.

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO