Tetris e a fixação do conteúdo

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Tetris e a fixação do conteúdo

No post de hoje, vamos falar sobre algo que, à primeira vista, não tem nada a ver com concursos, mas que, em uma análise mais profunda, pode te ajudar bastante na hora do estudo. Quem aqui, quando era pequeno, gostava de jogar Tetris?

Tetris era um jogo bem popular nos anos 90 e 2000, considerado como um dos jogos mais clássicos juntamente com Mário, Pac Man, etc. Para quem não conhece, consiste em um desafio de adaptar o que cai do “céu” do jogo de modo a compor formas geométricas perfeitas e assim ganhar pontos, ganhando o jogo quem consegue mais pontos ao final.

Pois bem… Trazendo para o contexto dos concursos, temos a fixação de conteúdo. Temos 6 fases de fixação do que aprendemos: Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e crítica/avaliação.

Qual o problema da grande maioria dos estudantes? Querem pular da fase 1 pra fase 6 na primeira leitura. Querem aprender TUDO que se tem do assunto para formar a “base”. Contudo, isso é um pensamento incoerente, pois tudo faz parte de um processo. Você não pode pular fases.

Na verdade, o grande problema que temos não é a parte do aprendizado em si, pois, em virtude de ter instrução, você consegue entender a maior parte dos assuntos. O problema é fixar e lembrar na prova. E isso vai acontecer com o acúmulo contínuo de conhecimento, paulatinamente. É perda de tempo querer entender tudo de algo em determinado instante.

E o que isso tem a ver com Tetris? Bem, encarem o jogo como seu cérebro: a cor de cada quadrado sendo um assunto/matéria e a peça que cai, o que você está lendo. Uns você encaixa facilmente. Outros é bem mais difícil. Alguns assuntos você vai saber mais, outros menos, outros muito, outros nada. Isso é NORMAL. Cada assunto vai estar em uma fase de conhecimento e você deve ter paciência para avançar e aprofundar o que for necessário (sim, aprofundar apenas o necessário, pois em algumas situações o superficial já é suficiente).

Fica a dica… Tetris e estudo para concursos: duas faces da mesma moeda. De toda forma, caso não tenha visto muito sentido na comparação, pelo menos a recomendação do jogo já é válida.

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO