O caminho se faz caminhando!
Ontem, fiz uma pergunta sobre idade e há quanto tempo estudam pra concursos. Houve respostas das mais variadas. Porém, acredito que há uma coisa em comum: Desde quando começou a estudar, O PONTO ONDE VOCÊ ESTÁ HOJE É DIFERENTE DO QUE PLANEJOU. Aos que tiverem interesse até em compartilhar, podem compartilhar nos comentários de em quanto tempo você imaginava passar quando começou a estudar.
Simplesmente porque quando você planeja, considera apenas aspectos da realidade atual, e desconsidera (seria impossível considerar) as dificuldades que o futuro imporá. E ela vai impor. Essa situação se chama falácia do planejamento de médio/longo prazo.
O ser humano, de uma maneira geral, gosta de fazer planos por basicamente dois motivos: um porque quer ter controle de tudo; outro porque não precisa de muito esforço, é só pensar. Executar são outros 500.
Portanto, não se apegue a tempo de estudo puramente. Se apegue a se você está evoluindo ou nao, tanto como estudante quanto como pessoa.
De tudo isso, o que mais faz sentido pra mim é que “o caminho se faz caminhando”.
Pra ajudar, acredite mais em planejamento de curto prazo (dias, semanas) do que nos de longo prazo (mês, anos, décadas).
Além disso, lapsos menores de tempo te deixam BEM MENOS ANSIOSO, tanto pelo fato de ser algo mais controlável, como também por não ficar louco se sentir sua meta cada vez mais distante (no estudo, acontece com aqueles cronogramas malucos de 1 dia, 1 semana, 1 mês, 6 meses, etc).
Enfim, se planeje, mas tenha métricas pra sentir evolução!