Zonas de Conforto – Indecisão quanto ao concurso

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Zonas de Conforto – Indecisão quanto ao concurso

Com certeza. algumas das grandes dúvidas dos concurseiros é: “Posso estudar pra três concursos ao mesmo tempo? Dá para se preparar para magistratura e procuradorias? E para técnico e analista?”, e poderíamos continuar citando outras dezenas de dúvidas de alunos semelhantes. Mas, se você parar para pensar, são questionamentos válidos, além de dúvidas super comuns.  Então por que isso é uma zona de conforto?

Porque a indecisão é o maior argumento para justificar fracassos. Não somente indecisão em relação ao concurso, mas em qualquer aspecto da sua vida. É zona de conforto porque, ao não se dar bem num concurso, entre vários outros fatores externos (quase nenhum interno, curiosamente), você pode pensar: “Ah, mas não estudei direito pra ele. Se tivesse me preparado da forma certa, a história com certeza seria diferente. Se eu tivesse focado em um só concurso desde o começo, já teria sido aprovado sem sombra de dúvidas.” Quem nunca pensou assim, que atire a primeira pedra! Mas você precisa de foco. E todo mundo sabe que é preciso ter foco no estudo para concursos, mas poucos conseguem ter? Por quê? Porque é MUITO DIFÍCIL. É uma questão de hábito e de saber o que quer, principalmente. No livro “Foco”, de Daniel Goleman, ele menciona: riqueza de informação gera pobreza de atenção. Tradução pra Concursos: riqueza de concursos leva a pobreza no direcionamento do estudo.

Mas, e aí, como escapar disso? Tem 3 fatores que você deve levar em consideração. Um, naturalmente, é a proximidade entre os concursos. MP e magistratura por exemplo (estadual, pois o federal eh bem diferente). O segundo é análise de edital para estudo em comum – as matérias de Constitucional, Administrativo e Processo Civil são cobradas com ênfase parecida para juiz e para Advogado público. Penal e tributário são cobrados de forma mais pesada só para um dos dois, então pode ser um pouco diminuído o estudo até sair um edital certo. E o último fator seria a sua capacidade de se decidir. Por mais que se aplique as duas dicas anteriores, uma hora você vai ter que se decidir. E, quando se decidir, que já é difícil, faça algo mais difícil ainda, MANTENHA SUA DECISÃO. Isso não impede que você faça outros concursos, mas seu estudo tem que ser focado em um!

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO