Você prefere o fácil ou o certo?
Pessoal, antes de começar postagens sobre mentalidade vencedora, vamos estabelecer algumas premissas aqui. Eu não sou coach, nunca fiz qualquer curso na área, e não tenho a mínima pretensão de estar certo. Apenas oriento o estudo de concurseiros há mais de 3 anos e, junto com minha experiência, vou tentar passar algumas ideias pra vocês. Alguns pontos são delicados e, de antemão, peço perdão se se sentirem ofendidos.
Vamos lá! Vocês já viram o filme Perfume de Mulher? Ao final, em um dos melhores discursos da história do cinema, o personagem de Al Pacino diz que sempre se deparou com encruzilhadas em seu caminho, e sabia qual era o caminho certo e qual era o fácil. E o que ele fazia? Escolhia o fácil, porque o certo era muito DIFÍCIL.
E é assim em tudo na nossa vida. Você prefere aquele parceiro (a) que te coloca num pedestal aplaudindo tudo que você faz, seja o que for, ou aquele preocupado com você que aponta erros, mas só pra o casal crescer junto (sem exageros, claro)? Você prefere o estudo todo mastigadinho pra você só fazer o mínimo e se confortar com aquele dever/meta cumprida ou quer dar a cara à tapa pra executar um método que seja útil pra você, mas não tão confortável? Você prefere a prova fácil que faz se sentir bem ou a difícil? Se você prefere as primeiras respostas, provavelmente tens um mindset (mentalidade) fixo. Se você optou pelas segundas alternativas, tens um mindset de crescimento. Às vezes eles se misturam a depender do campo da sua vida. As vitórias virão com muito mais facilidade e naturalidade se você tiver um mindset de crescimento.
Nossa vida é um eterno aprendizado. O ser humano está em constante evolução. Não fique na mediocridade!