Você não passa porque erra questões fáceis ou difíceis?

0 Comentário
Como se preparar para concursos
Você não passa porque erra questões fáceis ou difíceis?

E aí, galera? Responda objetivamente. Você não passa porque erra questões fáceis ou difíceis? A chance de acerto é 50% 🙂

Então. Quando faço esta pergunta em minhas entrevistas antes de iniciar a consultoria, muita gente responde que são as questões difíceis, porque a ideia que vem a cabeça é a de que, se você erra uma questão, ela foi difícil para você, e assim você acaba não passando. Mas aí há um certo equívoco. PENSA COMIGO!

O problema aí está no conceito de questão fácil/difícil. Ele não deve ser subjetivo (ou seja, se é fácil ou difícil para VOCÊ), e sim objetivo (fácil ou difícil para todo mundo). Então se você erra uma questão que todo mundo acertou, você errou uma questão fácil. Se você acerta uma questão que todo mundo errou, você acertou uma questão difícil. Esta análise é fundamental para guiar os assuntos que você precisa estudar mais.

Como você já deve ter deduzido, você acaba não passando porque erra questões fáceis, seja por vacilo, seja por não ter estudado direito determinada matéria (costumo dizer que é mais fácil estudar para acertar questões fáceis do que pra acertar questões difíceis). Quando você as erra, você fica pra trás, pois todos acertaram, e assim acaba não passando.

Então, após fazer qualquer prova ou simulado, verifique o nível de dificuldade daquelas questões que você errou, e até das que você acertou (caso tenha acertado com segurança, e não no chute, muitas questões difíceis, significa que você está bem naquela matéria). Pensemos no seguinte exemplo: uma prova de Direito Constitucional com 10 questões fáceis, você acertou 7 e errou 3, enquanto uma prova de Direito Administrativo com 10 questões difíceis, você acertou 5 e errou 5. Qual você foi pior? Se fôssemos pegar apenas números absolutos, a resposta seria Direito Administrativo. Mas quando comparamos o nível de dificuldade, vemos que nos demos mal em Direito Constitucional, então precisaríamos reforçar mais o estudo naquela matéria.

A pergunta feita tem haver diretamente com o conceito de Horizontalização de Conhecimento (para ver o artigo sobre o tema, clique aqui).

É isso. Espero que tenha te ajudado na sua rotina de estudos. Um abraço e até a próxima!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO