Quanto mais distante você estiver dos seus sonhos, menos tempo você deve estudar!
Leia até o final antes de tirar a conclusão. Pensa comigo.
Você decidiu estudar pra concurso. Escolheu determinada estratégia e começou a labuta. 8, 9, 10h por dia, já que tinha o tempo livre. Percebe que algumas coisas começam a se encaixar e se anima. Passados alguns meses, vai fazer uma prova qualquer, animado com a perspectiva de passar. Resultado?
Bomba. Nem acabar a prova você consegue. Fica chateado, mas não desanima. Aumenta a carga horária pra 12h diarias, afinal quer encurtar seu caminho até a aprovação. Outra prova. E? Outra bomba.
E agora, o que fazer? Problema é que não deu pra revisar tudo. Preciso estudar mais na véspera da prova. Aumento minha carga horária. Sei la.. 15h por dia (sim, já vi gente fazendo isso). Vai fazer próxima prova e? Pior resultado de todos. Você não sabe onde está o problema. Não entende. Seu esforço não tá sendo recompensado. Sua motivação tá lá embaixo porque não vê resultado. O estudo começa a desandar. Ansiedade e fadiga batem. Mesmo que queira, você NÃO CONSEGUE estudar. Você desiste.
Qual foi o problema? Ninguém em início de qualquer atividade sabe o caminho mais eficiente pra desenvolvê-la. Só o passar do tempo e a maturidade vão fazer você descobrir isso. Não é estudando que nem um maluco que você vai descobrir. O começo é pra você ir com calma e construir rotina. Um mínimo. Depois você vai aumentando a carga, paralelamente que seu conhecimento tb vai aumentando e você vai se aproximando do seu objetivo, o que te dá mais motivação, e esse ciclo vai se retroalimentando.
Diminuir a carga no começo não significa estudar quase nada. Se você tem 8h disponíveis, estude 5. Permita que essa gordura de 3 você possa usar depois. Você saberá a hora que precisa (normalmente antes de provas importantes), e, tendo essa gordura, dificilmente a fadiga e a ansiedade te atrapalharão no momento mais importante.
Seu estudo deve ser crescente, mas você tem que permitir espaço pra isso. Acredite, na maioria das situações da nossa vida, o MENOS É MAIS!