Saco de ossos e concursos públicos
Antigamente, no treinamento de monges, a eles eram mostradas imagens escatológicas relacionadas a seres humanos. Fezes, excreções, órgãos, cadáveres, etc, serviam como exemplo para o monge entender que o corpo humano é apenas um saco de ossos, e assim não sucumbir às tentações da carne. Assim, no futuro, quando vissem uma mulher, não teriam como olhar sexualmente para ela, pois pensariam que ela era apenas mais um saco de ossos.
Ele havia sido treinado a pensar daquela forma. Ele conseguia controlar sua maneira de pensar. Conseguia determinar o pensamento que teria em certas situações. Isso se chama metacognição (pensar sobre pensar) e tem relação direta com autoconsciência. Como podemos utilizar isso nos estudos? Você tem que se conhecer muito bem pra saber se está aprendendo ou não. Quanto mais você se conheça, mais direcionado será seu estudo pra chegar em determinado objetivo.
Agora cuidado! Nossa mente costuma nos pregar muitas peças. A grande maioria das pessoas tem um senso de auto-análise muito raso. Se você acha que se conhece muito bem, provavelmente não se conhece, conforme pesquisas já demonstraram (os motoristas que se achavam melhores se envolviam em bem mais acidentes que aqueles que não se sentiam tão aptos, p ex).
Dessa maneira, precisamos ou que outras pessoas nos ajudem, ou de regras objetivas pra sabermos se estamos avançando ou não. No primeiro caso, um amigo próximo ou um orientador nos estudos. No segundo, simulados e provas. Não há métodos perfeitos de estudo, mas você pode descobrir se o seu está errado. SEMPRE SE ANALISE. Valeu!