O tempo está quebrado? Resolva questões!
Leia até o final para entender melhor.
Não foram poucas as vezes em que me vi naquela situação que todos nós passamos: tempo livre, mas sem as circunstâncias ideais pra se estudar. Uma das soluções é escutar algo, seja uma aula ou uma leis/informativos em áudio, como já falei. Mas e quando a gente está tranquilo, mas não esta no nosso ambiente de estudo? No trabalho, por exemplo. Eu trabalhava no atendimento ao público. Tinha dias que passava o dia em pé (quando tinha publicação no prazo). Outros dias eram mais tranquilos, porém precisava estar ali disponível. O que fazia? Ficava RESOLVENDO QUESTÕES.
Ué, Adalberto? Mas o que isso tem de novidade? Eis um pensamento que talvez ainda não tenha te ocorrido: Quando você lê qualquer tipo de material, seja a lei, ou a doutrina, se algo ou alguém te interrompe (o atendimento ao público, por exemplo), você perde o fio da meada daquele raciocínio, e, depois, pra voltar, exige bem mais concentração. Normalmente se regride muito. As vezes, antes de voltar, você é interrompido de novo rsrs. E aí a produtividade nessas horas fica muito baixa.
Porém, se você for fazer questões, a cada questão passada, o raciocínio já fica consolidado e você avança. Se alguém lhe interrompe, você dá a atenção, mas quando voltar, voltará praquela questão, e assim não regredirá nas demais questões que já fez. Entende?
Obviamente, para fazer isso, você precisa entender que a resolução de questões é um meio de se aumentar conhecimento como qualquer outro, então você não pode resolver as questões apenas quando estuda determinado material.
Faça um teste. Baixe um aplicativo no celular (qconcursos, por exemplo) e resolva questões de forma aleatória. Sempre tenha em mente que o importante ali não é acertar a questão, e sim o aprendizado que aquela resolução lhe trará, tanto pra consolidar temas já estudados, como para entender como determinado tema ainda não estudado é cobrado na prova. Assim, quando você chegar em casa, poderá dar como cumprido o seu horário de questões, e direcionar mais tempo pra leitura da lei e doutrina, agora em seu habitat de estudos.