Qual a melhor forma de estudar para concursos?

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Qual a melhor forma de estudar para concursos?

Será que existe a melhor forma de estudar para concursos públicos? Fazer um cursinho preparatório é o que vai garantir a aprovação nas provas? Existem diversos métodos de estudo e você precisa encontrar o seu.

Para se preparar, há quem prefira o apoio de um curso. Principalmente quem está começando agora a estudar para concursos e se sente um pouco perdido. Esses candidatos acreditam que o curso vai proporcionar o direcionamento e preparação que necessitam para serem aprovados.

Aí é que muitos se enganam. Claro que as aulas ajudam muito. Mas apenas um curso, contudo, não é a solução. Para passar em concurso público, você precisa de dedicação total e foco.

É claro que sabemos que muitas pessoas que estudam também trabalham e, às vezes, fazem até faculdade ao mesmo tempo. Ainda tem as tarefas de casa, obrigações com a família…

Por isso que é preciso otimizar o seu tempo de estudos para além do momento das aulas nos cursos preparatórios. Você precisa montar o seu próprio cronograma, verificar o que precisa ser estudado e encaixar em sua rotina.

Seja naquele momento em que está no transporte público indo ou voltando do trabalho; enquanto aguarda na sala de espera de uma consulta; no horário de almoço; no intervalo da faculdade; acordando mais cedo ou indo dormir mais tarde.

Enfim, quando houver um espaço na sua agenda. Mas não esqueça que é preciso ter qualidade de vida. Afinal, estudar para concursos é uma verdadeira maratona.

Assim como os atletas, ter o sono regrado, uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas podem trazer muitos benefícios, não só para a sua saúde como para a sua vida de concurseiro.

Vantagens e desvantagens de estudar por cursinhos

Uma das vantagens é, principalmente, para os concurseiros que justamente estão começando e se sentem perdidos. Nesse caso, o aluno poderá usar a aula para tirar dúvidas e terá um material de apoio com o conteúdo das matérias.

Por outro lado, aqueles que já estudam há mais tempo podem optar por se preparar de outras formas. Quem é um concurseiro “mais experiente” pode achar que o nível das aulas já não atende mais, pois está em busca de um conteúdo mais avançado e focado.

Além disso, o custo benefício pode não valer tanto a pena. Com o dinheiro investido no curso e o tempo empregado para assistir às aulas, poderiam aproveitar com um direcionamento mais específico para o concurso em foco.

Com o estudo mais focado e direcionado, o aluno pode também aumentar o tempo de estudo para disciplinas que tenham um peso maior na prova ou que tenha mais dificuldade. No curso, será preciso acompanhar a turma e a quantidade de aulas estipuladas no cronograma.

Como organizar os estudos para concursos

Ao montar um plano de estudos, o candidato deve considerar aquelas disciplinas que terão uma pontuação maior na prova ou que um erro pode ser fatal, causando a eliminação. Para isso, deve ler atentamente o edital do concurso.

Ao ler, o candidato deve observar quais matérias têm peso maior e os critérios para ser aprovado. Algumas vezes, o programa indica que não pode zerar nenhuma disciplina ou que é preciso atingir uma pontuação mínima em cada matéria ou em um conjunto de matérias.

Quer uma dica de como focar melhor na sua preparação para a prova? Adalberto Neto, fundador do ADN Concursos, diz que muita gente negligencia aquelas matérias que tem mais dificuldade para estudar aquelas que domina mais.

Além disso, acaba deixando de lado, em provas de Legislação, o estudo da letra da lei. Adalberto explica que o candidato deve se preparar com afinco para a prova objetiva, principalmente Legislação. É preciso estudar a letra da lei.

O professor e servidor público observa ainda que, na prova discursiva, em muitos casos, principalmente de concursos jurídicos, o candidato poderá consultar um material de apoio. Enquanto na objetiva isso não é permitido. Por isso, a preparação deve ter muito foco, sobretudo, na prova objetiva.

Fica o desafio aqui: você não passa porque erra questões fáceis ou difíceis? Adalberto explica a resposta a essa pergunta aqui nesse vídeo.

Como fazer para direcionar os estudos

Para ajudar a direcionar a sua preparação e a encontrar a melhor forma de estudar para concursos, a consultoria pode te ajudar.

consultoria trabalha  com uma análise do seu perfil e ajuda na preparação personalizada, que é a elaboração de uma rotina de estudos de acordo com os horários do aluno. Esse serviço também ajuda o candidato querendo estudar para concurso a saber o que priorizar em cada matéria.

No ADN Concursos você encontra esse serviço, que ainda ajuda a diminuir a curva de esquecimento, com uma técnica para revisar o conteúdo que foi estudado. A metodologia ADN ainda inclui a resolução de questões, para o candidato entender como a banca organizadora cobra os assuntos, e tem a realização periódica de simulados.

Estudar por simulados servem para o candidato analisar como anda seu desempenho nas disciplinas, o que precisa melhorar ou estudar mais e, além disso, serve como um treino para a prova.

Mas, independentemente do método escolhido, lembre-se que o sucesso só depende de você !

DEIXE O SEU COMENTÁRIO