O tênue limite entre insistência e teimosia – Quando a paciência pode ser prejudicial?
Segundo o dicionário, os significados são esses:
Insistência – Perseverança; em que há persistência; ação de não desistir
Teimosia – Apego obstinado às próprias ideias, gostos etc.; obstinação; ação de não desistir
Se até o dicionário confunde ao definir insistência e teimosia como ação de não desistir, imagina a gente, meros aprendizes? Mas vamos lá…
Essas três características (insistência, teimosia e paciência) vivem aparecendo no mundo dos concursos. Eis exemplos: “Você precisa insistir nesse jeito de estudar. Deu certo comigo. Se ficar mudando toda hora nunca vai passar.”; “Não seja teimoso. Não duvide daqueles que se especializaram no que você quer”; “Seja paciente, paciência e constância vão te levar a seu objetivo”.
Bem. Eu acho que isso é muito mais do mesmo. Palavras soltas pelo ar. Há jeitos de estudar que não dão certo com algumas pessoas. Há gurus que simplesmente não sabem (ou não querem) identificar as fraquezas dos alunos. E às vezes a impaciência te faz identificar mais rapidamente se algo tá dando errado. Absolutamente tudo é relativo.
Então, o que é necessário? PENSAR SOBRE O PROCESSO. Aprender a se auto-analisar. Nos estudos para concurso, como podemos verificar? Provas e Simulados. Gente, não é difícil enxergar isso. Se você estuda de um jeito, faz uma prova e fica a 20 questões do corte. Depois continua estudando do mesmo jeito, faz outra prova e fica a 30. Depois continua daquele mesmo jeito, e fica a 40.
O problema NÃO É COM VOCÊ! É com seu jeito de estudar. MUDE. Não espere alguém dizer para você mudar. Lembre-se que muitas vezes o estudo pode ser meio chato e sacal, mas se tiver dando RESULTADO, continue!! Seja insistente no que DÁ CERTO! Seja teimoso se estiver DANDO CERTO! Seja paciente se você ver que está DANDO CERTO. Se algo tiver dando errado, NÃO TENHA MEDO DE MUDAR.
Um dos principais problemas hoje é a estagnação na pontuação. Qual a grande causa dele? Simplesmente as pessoas conseguiram aumentar a pontuação com determinada forma de estudo, mas não o suficiente para chegar no corte. Daí imaginam que estudando daquele mesmo jeito sempre, uma hora vão conseguir passar. Na verdade, NÃO!
Quando você ver que não está evoluindo, tem que mudar! Identificar suas deficiências e estudar mais tempo elas do que as que você tá bem. É simples.
Não espere um, dois anos, para ver que aquilo não tava legal. Isso não é ser paciente. É SER ACOMODADO. E a acomodação te frustrará!