O que nunca te falaram sobre cursinhos
Gente, quem me conhece sabe que eu tento falar um pouco as coisas fora da curva, diferente do que muita gente fala por aí (a mesmice de sempre). Isto não é por acaso. Simplesmente acredito que para ter resultados diferentes do que todo mundo tem, precisamos fazer coisas diferentes do que todo mundo faz. E isso é aferido, na prática, não só comigo, como com inúmeros outros colegas aprovados.
Hoje vou falar um pouco dos problemas do estudo por cursinhos. Mas não vou falar da longa extensão de videoaulas ou do custo financeiro. Isto já é sabido por todos, e muita gente já vem falando disso (quem acompanha meus posts, vai ver que falei lá no início do ano).
O que quero falar é aqui é fundamentalmente duas coisas. A primeira é de que cursos que te dão exclusivamente informação, como é o caso dos cursinhos pra concursos, tendem a se tornar desnecessários. Por que, Adalberto? Simplesmente, porque hoje há excesso de informação disponível, diferente de antigamente, em que a informação era rara, e AÍ SIM, valia muito a pena fazer algo que te passasse isso.
Foi aí que os cursinhos cresceram bastante. Por mais que tentem se remodelar hoje, o modelo é basicamente o mesmo. Um professor te dá matéria, você lê o PDF, livro/lei, faz questões, e parte pro outro dia. E assim vai se perpetuando. E isso você encontra em qualquer canto com uma simples pesquisa na internet. Chega no fim do curso e não lembra de nada do início dele. “Ah, mas eu fiz anotações”. Aí o ciclo recomeça com você lendo suas anotações. Sem estratégia alguma.
Isso nos leva ao segundo problema não citado. Os cursos não ensinam para você ou para seu colega, eles ensinam para um universo de pessoas, dos mais diferentes níveis, vivências e deficiências. Como você vai conseguir transformar isso pra você? Isto eles não ensinam, porque não tem interesse, pois, se você aprender, vai sair do curso e estudar sozinho, como o fazem a grande maioria dos aprovados (GRANDE MESMO).
Notem que não estou a falar mal dos cursinhos, apenas ressaltando o problema que TODO CURSO vai oferecer, e, se você não tomar cuidado e cair na zona de conforto, vai acabar sendo afetado.