O Princípio de Pareto e os concursos públicos

0 Comentário
Como se preparar para concursos
O Princípio de Pareto e os concursos públicos

Existe um princípio de Administração que se aplica perfeitamente ao estudo para concursos. Trata-se do Princípio 80/20, também conhecido como Princípio de Pareto. A partir dele, pode-se dizer que aproximadamente 80% das questões decorrem de 20% do edital.

Há alguns métodos que defendem a sintetização do edital para que se estude apenas aqueles assuntos mais cobrados. Precisamos ver isso com reservas, pois a banca pode surpreender e te pegar de “saia curta”, sem nunca ter ouvido falar de determinado assunto.

Assim, o ideal é aplicar esse princípio em relação ao tipo de estudo. Em vez de estudar apenas parte do edital, deve-se estudar todo ele com extrema objetividade. Assim, você deve estudar a maioria dos assuntos por lei seca e questões (80%), e uma pequena parte por resumos/doutrinas (20%).

Com isso, você não perderá tempo lendo aquelas doutrinas enormes, pois só utilizará elas especificamente para os assuntos que as bancas gostam de ir além da letra da lei. Claro que será necessário identificar previamente quais serão esses assuntos, mas o custo/benefício vale a pena.

Adotando essas medidas, será possível ter uma noção completa do que o edital abrange, permitindo chegar no dia da prova tendo ouvido falar de quase tudo, possibilitando inclusive um “chute” mais direcionado. Do contrário, estudando através de um edital sintetizado, corre o risco de cair algo que você nunca viu.

Dito isso, planeje agora mesmo quais itens do edital você deve estudar por lei seca, resumos e questões. Lembre-se que o dia da prova está se aproximando e quanto mais rápido você identificar isso maiores serão suas chances de ser aprovados.

Ah, caso não conheça ainda, a ADN Concursos elaborou um ebook totalmente gratuito com esse e outros conceitos que revolucionarão seu método de estudos.

Baixe agora mesmo o ebook clicando aqui.

Um grande abraço e bons estudos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO