O perfeccionismo nos estudos te prejudica

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
O perfeccionismo nos estudos te prejudica

Sim, foi isso mesmo que você leu no título. A primeira reação dos autointitulados perfeccionistas ao ler isso é parar por aqui. “Sou perfeccionista mesmo. Não vou mudar o que sempre fui”. Você não precisa concordar, mas até quando se vai discordar de algo, é preciso escutar o outro lado.

Bem, ser perfeccionista não é ruim. Há inúmeros campos de nossa vida em que essa característica vai ser extremamente bem-vinda. Notadamente aquelas que temos que nos ligar muito em detalhes. Se você é um cerimonialista, precisa disso. Se você é um médico cirurgião, imagino que também precise disso, afinal qualquer desatenção pode tirar uma vida. Outras vezes, você nem precisa ser permanentemente assim: pode, por exemplo, dar mais atenção aos detalhes quando está preparando uma surpresa para alguém que goste.

Agora note que em todos os campos mencionados, os detalhes estão relativamente inseridos num universo muito pequeno. Uma festa, uma cirurgia, uma surpresa. Isso não acontece com os concursos. No estudo pra eles, temos que lidar com uma enormidade de informações, que devem ser minimamente acomodadas para que possamos ter sucesso.

Isso faz com que você tenha que dispensar a preocupação com a minúcia. Por isso sempre sugerimos se preocupar com o efetivo aprendizado. O conteúdo tem que se sobrepor à forma. O conhecimento superficial tem que se sobrepor ao detalhe, porque é o primeiro que vai fazer a grande diferença. Horas líquidas, sistemas confusos e impossíveis de revisão, apego à sistemas de anotações e metas absurdas não devem ser primordiais quando se tem ainda bastante coisa “mínima” pra ver. Como se preocupar com a parte aprofundada se não se tem ao menos noção do todo superficial?

Isso ganha ainda mais relevo quando você precisa passar numa prova objetiva antes de fazer a subjetiva, fase que se exige um pouco mais de detalhes. Nesse momento, o timing vai ser fundamental, mas uma coisa é certa: você nunca estará preparado para uma subjetiva se não estiver para a objetiva. É algo lógico.

Por isso, sempre busque a perfeição , algo que é inerente ao ser humano, mas seja IMPERFECCIONISTA NOS ESTUDOS!

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO