O estudo para provas subjetivas é diferente do estudo para provas objetivas
Você já ouviu aquele ditado “não ponha a carroça na frente dos bois”? Pois é. Isso resumiria bem o que consta nesse mandamento. Da mesma forma que se você colocar a carroça na frente dos bois que a estão puxando, fatalmente ela vai se desgovernar, se você começar a estudar pra uma prova subjetiva antes de lidar com a prova objetiva, você não irá bem. Mas por que, Adalberto? O conhecimento não é o mesmo? Sim, o conhecimento é o mesmo, mas a forma de cobrá-lo é diferente.
Na prova objetiva, o conhecimento está na sua frente, basta você dizer se aquilo está certo ou errado. Na prova subjetiva, o examinador te pede conhecimento. Você tem que elaborar e demonstrar, então precisa estar mais a par da situação e ter um conhecimento mais aprofundado.
Outra maneira de encarar é que na objetiva você só precisa saber um pouco de muitos assuntos, enquanto na subjetiva você precisa saber muito de poucos assuntos. Gosto muito desse trocadilho haha ele explica bem. Vocês não têm noção do tanto de gente que vem buscar orientação comigo perguntando: mas esse estudo é específico pra objetiva, e as subjetivas, não é bom se preocupar com elas? E a oral? ()? Sim, pessoas em início de preparação já estavam preocupadas com a prova oral.
E aqui vai outro ditado. “Cada dia com sua agonia”. Não nos exasperemos. O estudo pra prova objetiva é um estudo mais enxuto, muita letra de lei, resumos e resolução de questões, ao passo que o estudo pra subjetiva contém leituras mais aprofundadas, e não precisa tanto da lei seca, já que se tem acesso ao Vade Mecum na maioria das provas. Porém tal estudo só deve ser feito quando construímos aquela famosa “base”, que vai nos fazer passar na objetiva e assim alcançar a subjetiva.
Enquanto essa base não estiver sólida, não adianta estudar pra subjetiva, porque você não vai passar na primeira fase. Mas e quando a primeira e a segunda fases forem no mesmo fim de semana? A lógica continua valendo. Aqui os simulados vão ser muito importantes para você verificar se está perto. Se não estiver, foco só na objetiva! As vezes temos que fazer escolhas trágicas. Não fique em cima do muro! Um abraço!