No estudo para concursos, não há linha de chegada!

0 Comentário
Como se preparar para concursos
No estudo para concursos, não há linha de chegada!

Vejam se já não aconteceu com vocês. Começam a estudar e aparecem vários editais. Você não consegue finalizar nenhum até a prova, e acaba indo mal. Daí os editais dão uma folga, você estuda bem, e quando o próximo concurso surge, você finalmente consegue bater todo ele. Quando vai fazer a prova, BOMBA. MAS POR QUÊ?

Simplesmente porque o estudo é cíclico (não por ciclos). O fato de você acabar o que se propôs não significa que vai saber tudo o que tem nele. Além disso, a pressão por estar com um estudo PERFEITO pode também te prejudicar na prova. Na verdade, você precisa mudar para outros assuntos ou outros materiais. Tem que repetir. A repetição te leva à excelência.

O que quero dizer com isso? Muitas pessoas me procuram com a seguinte dúvida: Em quanto tempo consigo finalizar o edital?

Tal dúvida é inútil, já que não há necessidade de finalizar edital, e o mero fato de você conseguir ler todo ele não significa que vai lembrar de tudo, quanto mais ser aprovado.

Mas cuidado! Não confunda isso de não haver linha de chegada para estudos com o fato de ser aprovado no concurso dos sonhos. Para todo RESULTADO, há linha de chegada, que é quando você consegue ele. Porém você pode ser aprovado quando está, por exemplo, no meio da sua quinta leitura dos assuntos de Direito Constitucional, terceira leitura de Direito Empresarial ou décima leitura da lei 8666 (eu mesmo deve ter lido umas 30 vezes).

Outra pergunta muito comum é, se eu começar a estudar de forma dedicada agora, em quanto tempo vou passar? A resposta é aquele bom e velho: “depende”. Porém, se você tiver parâmetros objetivos de aferição, com algum tempo vendo sua evolução, consegue traçar um diagnóstico aproximado disso aí também. A linha de chegada da aprovação poderá ser traçada. Porém, dos estudos, nunca vai acabar!

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO