Domine o processo de aprendizagem, não o aprendizado
Pessoal, esse talvez seja um dos textos mais importantes até aqui. Muitas vezes partimos do pensamento que devemos aprender tudo, que se não soubermos muito, não vamos passar, e assim por diante. Ocorre que o conhecimento vive mudando!
Você sabe o tanto de coisa que se descobre todo dia? Ou o tanto do que se escreve sobre cada matéria toda hora? É muita coisa. Se você ficar querendo abraçar o mundo com as mãos, você não vai chegar a lugar nenhum! Agora se você souber como você aprende (particular de cada um), você aprenderá qualquer coisa!
Durante a escola, muitos de nós ficávamos bestas com aquelas pessoas que pouco estudavam e sempre iam muito bem em provas, ao passo que outras, que se esforçavam muito, iam mal. Muitos pensavam: isso é um dom, nunca vou ser assim.
Os que assim continuaram pensando, realmente não se tornaram. Mas aquele que se esforçava e tinha a mentalidade que podia dar certo, tenho certeza que teve sucesso, seja em que área for. E por fim aquele que tirava boas notas e ficou se confiando apenas nisso, hoje provavelmente não está bem das pernas. Por que? Possivelmente porque não sabe lidar com frustrações (tema para um outro post).
Outra nuance dessa ideia é quando a gente fica com medo de investir tempo e dedicação em algo que pode dar certo. Se esforçar pra isso. Quem nunca? Isso é apenas um escapismo pra, depois que não dar certo, você ter uma justificativa. Porque imagina se você investe tempo e não da? Que desculpa você se daria? Ia ficar arrasado(a).
Portanto, voltando ao início, saiba o modo como você aprende. Nunca você saberá tudo, pelo contrário. Conheça seus limites, mas não se subestime. A recompensa virá!