Horas líquidas de estudo: será que faz diferença?
Hoje vamos falar de um termo muito presente, embora de pouca serventia: horas líquidas.
Tema também que gera discordância, mas se dê a chance de ler.
Quando estudava para concursos, tinha um amigo (sim, ele era bem próximo), que era fascinado com todas as ferramentas de auxílio de estudos que você pode imaginar. Tinha estatísticas de todas as questões que já tinha feito na vida. Usava sistemas complexos de revisão. Alternava o estudo no método pomodoro.
E ainda, ele tinha um cronômetro para marcar horas líquidas de estudo para depois pôr na sua ferramenta de controle de tempo de estudo. Chamou minha atenção um dia quando, não começando a marcar o tempo e começando determinado assunto, teve que voltar tudo o que tinha lido até que o cronômetro tivesse disparado.
Sabemos que aqui estamos falando de horas líquidas, mas tudo que esse amigo fazia, a nosso ver, tinha uma preocupação excessiva com o aspecto formal dos estudos, não com o aspecto material.
Entre inúmeras preocupações que ele tinha, apenas uma delas era estudar efetivamente. Isso fazia com que seu cérebro gastasse muita energia com “atos preparatórios”, e a execução fosse deixada um pouco de lado ou não tenha sido praticada na sua maior eficiência.
Ainda quanto a horas líquidas, já falamos aqui que não é a quantidade de tempo estudado que vai determinar aprovação, e sim a qualidade. Então se você ficou 5h estudando, mas estava cansado ou com outras milhões de coisas na cabeça, aquelas horas líquidas e nada foram a mesma coisa.
Sabemos que muita gente fala que se instiga e se sente motivado tentando bater a “meta” de horas líquidas.
Bem, você é bem livre pra fazer o que quiser, mas a meta que deveria estar se preocupando é o CORTE da sua prova, e não o estudo por estudo.
O estudo tem que ter um objetivo, que é a sua APROVAÇÃO. Para isso, você precisa estudar e FIXAR. Para isso, objetivos secundários devem ser deixados de lado, como estatísticas, recordes e…. horas líquidas.
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/