Como organizar horários de estudo?
Que estudar para concursos públicos requer tempo e dedicação ninguém duvida. O grande desafio, porém, é como fazer essa tão intensa preparação e organizar seus horários de estudo?
Para quem está na caminhada até a aprovação, uma das dicas essenciais é a organização. Com ela, você poderá dividir seu tempo, suas prioridades, seu conteúdo de estudos e tudo necessário para otimizar seu desempenho e assim vencer a concorrência.
Já que, por ser a porta de entrada para sonhadas carreiras, na maioria dos casos oferecendo uma excelente remuneração e a almejada estabilidade, os concursos públicos atraem muitos candidatos por todo o Brasil.
Se o seu objetivo for um concurso federal, a concorrência costuma ser mais alta ainda, chegando a milhares para uma vaga.
A explicação para tanta procura é simples: é através dessas seleções que muitos encontram a possibilidade de mudar de vida, dependendo principalmente do seu próprio esforço e desempenho nas provas.
Estar bem preparado então é a única opção, e ter um bom planejamento faz a diferença. Mas não se assuste, é possível organizar sozinho horários de estudo, começando pela montagem de um cronograma para concursos.
Como fazer um cronograma para concursos?
Antes de falar sobre como montar o cronograma, é preciso relembrar um pouco de outros conteúdos, como a curva do esquecimento; a melhor maneira de tentar diminuí-la, que é por meio da repetição; e fazer essa repetição, os materiais curtos.
Com isso em mente, o professor Adalberto Delgado Neto, fundador da ADN Concursos, indica dois modelos de planejamento.
→ Cronograma de estudos semanais
O estudo de todas as matérias, ou a maior parte delas, na mesma semana. Este é o mais defendido pelo professor, principalmente para quem está iniciando os estudos.
→ Cronograma de estudos bissemanal
O cronograma bissemanal poderá ocorrer em duas situações:
Ø Quando se tem pouquíssimo tempo na semana e precisa de mais tempo para passar por todas as matérias.
Ø Quando se está buscando um estudo aprofundado, que vai se deter mais em cada matéria por dia, vai estudar mais horas de uma só disciplina, e vai precisar de duas semanas para abranger todo o conteúdo.
Passo a passo para fazer um cronograma de estudos
Para fazer o cronograma de estudos para concursos na prática, é preciso definir quantas horas você vai estudar.
Para o professor, é necessário reservar quatro horas, no mínimo, do seu dia, ou ainda 24 horas semanais, fazendo as compensações, se necessárias, de uma ou duas horas a mais em alguns dias.
Estabelecida a carga horária, é o momento de definir qual vai ser sua grade. As mais recomendadas são:
Ø Uma hora e meia por dia
Ø Duas horas por dia
Ø Duas horas e meia por dia
Essas medidas de tempo são indicadas para um estudo bem equilibrado, pois menor do que uma hora e meia acaba sendo muito superficial, e acima de duas horas e meia fica-se muito tempo na mesma matéria, quando poderia captar uma nova.
O próximo passo é delimitar os conteúdos que serão abordados dentro desses intervalos. Para isso, é indicado estudar a lei seca, resumos e fazer questões. Lembrando que os resumos substituem a doutrina.
Pegando um exemplo de cinco horas de estudos, você pode fazer a divisão da seguinte forma:
→ Um primeiro horário de duas horas para o estudo da lei seca e o restante dividir em outras duas cargas horárias de uma hora e meia cada.
→ Em uma delas, por exemplo, você pode ler um resumo de Direito Constitucional e na outra fazer questões de Direito Administrativo.
→ Não viu relação entre elas? Mas é isso mesmo. Já que o estudo de questões é para aumentar o seu conhecimento e não necessariamente para fixar conteúdo.
→ Então se é para aumentar conhecimento, vale a pena fazer questões de uma matéria que você não teve contato naquele momento.
De início, pode parecer que lei seca, resumo e questões vão andar paralelamente, mas vai chegar a hora que esses conhecimentos vão se cruzar e você fixará os conteúdos.
Como estudar no fim de semana para concursos
No final de semana é recomendado estudar um turno do sábado e deixar dois livres. Se escolher fazer a preparação no sábado de manhã, por exemplo, pode deixar a tarde e a noite livres.
Estes momentos servirão para reposição de horas de preparação que possam ter ficado pendentes durante a semana.
Mas, se o cronograma foi seguido direitinho e a carga horária estabelecida já cumprida, os turnos livres de sábado são para o descanso, assim como o domingo.
Lembre-se, apesar da vida de concurseiro exigir muito e demandar boa quantidade de renúncias, ter intervalos de pausa e relaxamento não podem ser deixados de lados. Descansar é muito importante, pois também é quando o estudante vai conseguir a fixação do conteúdo.
Abrir mão desses momentos de descanso só deve ser considerado se já estiver pertinho da prova, quando será necessário usar todo o tempo possível. Fora isso, descansar também faz parte dessa intensa jornada!