Como é a vida de um concurseiro!
A vida de um concurseiro não é fácil e todos sabem disso. Ou talvez só saiba quem também está no mesmo barco. Quantas vezes amigos ou até mesmo alguém da sua família se chateou porque você deixou de comparecer a algum evento para ficar estudando? Realmente, vida de concurseiro não é fácil.
Já que tocamos nesse assunto, vamos falar das renúncias. É deixar de ir àquele almoço de domingo. Ou à festa de um dos seus amigos. Muitos concurseiros pulam até mesmo as festividades de final de ano em prol de algo maior: estudar para obter aprovação em um concurso público.
Pense que esses sacrifícios não são em vão. Não mesmo! Depois que você tiver a estabilidade que muitas carreiras públicas garantem, terá mais tranquilidade para poder pensar em curtir os bons momentos com a família e os amigos. E certamente terá mais tempo também, já que agora não precisa mais usar todo o tempo livre para estudar.
Ainda tem isso. O trabalho não para. Não é todo concurseiro que consegue se dedicar exclusivamente à preparação para concursos. Então, a rotina vai mudar em cada caso. Mas a vida de um concurseiro deve ter o mesmo princípio: dedicação e foco total nos estudos.
Ou pelo menos em todos os momentos que não estejam ocupados com o trabalho e outras tarefas que não podem ser substituídas, como cuidar da casa e dos filhos.
Ainda é necessário reservar espaços para o lazer. Afinal, precisamos ter equilíbrio em tudo que fazemos. Praticar academia, ir ao cinema, sair com a namorada(o) são atividades que te ajudam nessa jornada. Mas toda dedicação e foco são necessários no horário de estudos.
“Vida de concurseiro não é fácil. Somente outro concurseiro sabe as dificuldades do dia a dia e a pressão dos parentes e amigos com aqueles que ‘só’ estudam. Faz 12 anos que ingressei no serviço público, atualmente sou servidor do MPU, mas lembro bem o esforço que fiz para estar entre os aprovados”, relata o Consultor da ADN Concursos, Marcelo Vasconcelos.
Conheça 4 conceitos que revolucionarão os seus estudos
Experiências de outros concursos ajudam no objetivo final
A rotina de todo concurseiro inclui outras atividades além dos estudos, como vimos e como vocês bem sabem. Mas chega sempre aquela hora do dia em que é preciso focar nas apostilas, videoaulas, simulados… E essas são as horas que você deve ter mais disposição!
“Foram muitas horas de estudos, resolução de questões, provas anteriores, apostilas, PDFs, livros, ou seja, não faltou disposição para acumular conhecimento e enfrentar os concursos públicos que apareciam.”
É comum que concurseiros optem por uma área e prestem diversos concursos dela, até chegar àquele que mais sonha. Esse processo é um treino para outras provas. Mas tenha em mente que você deve ter foco. Não adianta fazer absolutamente todas as provas que aparecerem pela frente, pois isso pode acabar te desgastando.
Além disso, como você não estará focado na preparação, é possível que não seja aprovado. E essa frustração pode acabar abalando seu desempenho nos estudos para o concurso dos seus sonhos. Por isso, mantenha o foco sempre!
“No começo, não havia muito foco de minha parte, mas isso melhorou a partir do momento em que defini exatamente o que queria. Existiram frustrações? Com certeza e foram várias, mas aprendi com elas e procurei sempre ser melhor do que fui na prova anterior. Afinal, pior do que cometer um erro é persistir nele”, ressalta Marcelo.
Todo esforço vale a pena na vida de um concurseiro
Sim, todo sacrifício e esforço vale a pena na vida de um concurseiro. Só a tranquilidade de saber que você terá segurança empregatícia, dependendo da sua escolha, já é mais do que um bom motivo para insistir.
Além disso, os salários e benefícios do serviço público costumam ser bons. E você não os perderá do dia para a noite, como pode acontecer com um funcionário de uma empresa privada que pode ser demitido a qualquer momento.
Muitos desses benefícios ajudarão você a cuidar e olhar pela sua família, o desejo de muitas pessoas que prestam concurso. Passar em um concurso também pode proporcionar uma carreira em crescimento.
Com os planos de cargos e salários, os servidores, antes mesmo de ingressarem, podem saber os requisitos e em quanto tempo terão direito a promoções. O que inclui aumento de salário também.
Por isso, voltamos a destacar: mantenha o foco e tenha disposição para seus estudos, porque vão valer todo o sacrifício no final. O sucesso só depende de você!
“No fim das contas, valeu a pena. Chegou uma hora em que as frustrações foram substituídas pelas aprovações e hoje colho os frutos de toda a dedicação daquela época. Atualmente, oriento candidatos para que eles logrem êxito nos concursos públicos, já que uma preparação bem feita é essencial para conquistar o tão sonhado cargo público.”
As recompensas não acabam no momento da posse. Pelo menos é o que conta ainda Marcelo. “E vou ser sincero: uma das coisas mais gratificantes é ver um concurseiro que não desistiu assumir um cargo público, pois sei que o caminho não foi fácil, mas a recompensa será pelo resto da vida.”