A reprovação é uma etapa da aprovação
Jura? O problema é que pouca gente pensa assim. No primeiro mandamento, eu falei que era balela a famosa “fila da aprovação”. E realmente é. Mas isso não significa que você não irá ser reprovado. Você irá. A vantagem é que quanto mais rápido isso acontecer, melhor pra você. Mais cedo você saberá direcionar melhor seus estudos para que possa corrigir suas falhas. Depois outras falhas aparecerão e você as continuará corrigindo, aumentando seu nível, até passar.
Você acha mesmo que todos essas pessoas que relatam ter mil aprovações nunca foram reprovadas? Que tiraram de letra todos os concursos que fizeram? Sem medo de errar, digo que a quase totalidade das pessoas tiveram mais reprovações que aprovações em concursos. Eu mesmo que tive mais de 10 aprovações devo ter tido umas 15 ou mais reprovações. Isso aí. Eu fiz concursos durante 8 anos. Média de 3 concursos por ano é algo crível. E isso acontece em vários nichos sociais.
Qual jogador de futebol se dá bem logo em seu primeiro jogo? Que professor da uma aula fantástica logo no seu primeiro contato com alunos? Você conhece alguém que foi muito bem logo no primeiro concurso mais complexo que fez? Provavelmente não. Mas eu conheço aquele que ficou adiando ao máximo sua “estreia” em concursos e quando finalmente achou que estava preparado, fez e levou uma bomba, ficando sem entender o porquê. Treino é treino e jogo é jogo talvez explique um pouco rsrs. E qual a diferença entre aquele que se dá bem e o que não consegue seus objetivos?
A frustração de ambos é até parecida. Porém o que se dá bem utiliza a reprovação como combustível para melhorar, enquanto aquele que se dá mal procura listar todos os problemas que levaram aquilo ali, de forma minuciosa, tentando explicar o porquê daquele resultado negativo para ele mesmo, amigos e família, sem encarar o principal problema: ele mesmo. Enquanto tivermos atitudes vitimistas (isso aliás serve para qualquer aspecto da sua vida), tenderemos a enxergar só o externo e não identificaremos o maior problema, que muitas vezes é a nossa mentalidade.
Entenda, nunca haverá condições perfeitas para você fazer uma prova. Nunca. E é até salutar que não haja. Imagina se você faz uma prova nessas condições e não passa. Será uma catástrofe emocional. Sempre vai faltar uma parte da matéria a ser estudada, sempre vai ter aquela gripe ou dor de cabeça de véspera, sempre terá aquela visita familiar, sempre terá algum empecilho a seu estudo “perfeito”. Porém isto não vai ser o culpado por sua reprovação.
Tem que aprender a lidar com isso. Portanto, faça provas, se teste, e se não der certo, encare como uma etapa, que será vencida, pois a estrada de concursos é cheia de percalços, e é só aprendendo a se desviar deles que você irá ter sucesso.