A receita para aprovação
Todo mundo já ouviu aquela famosa “receita” para ser aprovado: você precisará APENAS de dez horas líquidas de estudo por dia, incluindo sábado e domingo, manuais de todas as carreiras e um cursinho extensivo. Para começar, leia todos os manuais da carreira que você quer duas vezes. Na primeira leitura, grife tudo que você acha importante. Na segunda, pegue os grifos e passe para um resumo. Gaste o tempo que for preciso nesse processo de construção do resumo, seja 2, 3, 4 anos ou até mais tempo. Depois disso, assista todas as aulas de um curso extensivo para completar seu resumo e deixar ele completinho. Ah, e não esqueça de fazer questões para fixar tudo isso. Então, pronto, depois disso, em até um ano o seu conhecimento jurídico “apurará”, e você passará em qualquer concurso que deseje.
Parece relativamente simples, não é? Se não fosse todos os outros mil aspectos da sua vida que acontecem ao mesmo tempo desse processo todo, talvez, e apenas talvez, você conseguisse cumprir tudo isso de acordo com o planejamento. Mas não é assim que a vida funciona.
Um dos principais fatores que costumamos combater aqui na ADN é sobre essas “lendas” de estudo pra concurso. Percebam, seria muito mais fácil nós dizermos aqui que vocês precisam de tudo isso que foi mencionado anteriormente, e poderíamos até criar um curso focado nisso. Mas nós, por conhecermos todos os perrengues que um concurseiro pode passar, sabemos que o cobertor é curto em relação a seu tempo.
E o tempo, nesse contexto, tem duas nuances. Tanto o tempo diário de estudo, como o tempo até a aprovação. Inúmeros outros “tomadores de tempo” aparecerão na sua caminhada, e você não pode simplesmente dizer não a eles. Trabalho, família, amigos, etc. Aspectos que rivalizam em importância com seu estudo.
Digamos que você tem uma prova no fim de semana e na sexta é o aniversário de cinco anos de sua filha, aniversário este que ela está com imensas expectativas. Você deixaria de fazer a festa por causa de sua prova? Já parou pra imaginar o impacto que isso pode ter tanto a curto como a longo prazo? A curto prazo, um grande efeito que poderia decorrer dessa situação seria gerar uma pressão muito grande ao fazer aquela prova sabendo que abdicou de algo importante, e pressão na hora de fazer a prova nunca é bom. Além do arrependimento posterior que pode advir depois de um mau resultado.
Por isso que, antes de tudo, sempre analise muito bem o que você faz com seu tempo. Ele é seu bem mais precioso. Você consegue recuperar tudo de volta, seja dinheiro, bens físicos, um amor perdido. Mas tempo, como já dizia Lulu Santos, “não há tempo que volte, amor!”.
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/