A leitura te dá ciência. A repetição te dá excelência
Você já imaginou um atleta profissional ficar bom sem nunca ter treinado repetidamente de forma infindável?
Já imaginou um músico que não tenha tocado infinitas vezes a ponto de ficar célebre em sua arte?
Já imaginou um fisiculturista criar todo aquele corpo sem repetir incansável e constantemente determinados movimentos?
Por que achas que irás te tornar excelente no estudo para concursos sem se debruçar sobre as matérias repetida e incansavelmente?
Achas que vai aprender tudo de algo lendo apenas uma vez? Assistindo apenas uma aula? Fazendo uma questão e acertando, e depois não voltando pra ela? Vã ilusão. Esse é um erro crasso que muitos de nós cometemos.
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito” – já dizia Aristóteles.
Porque que com o conhecimento seria diferente? Muitos leem por uma vez algo e acham que já aprenderam. O fato é que esquecemos constantemente qualquer aprendizado e precisamos REPETIR para fixar.
Contudo, não é qualquer repetição. Repetir mil vezes um artigo não vai fazer você não esquecê-lo. Agora uma repetição utilizando-se do espaçamento e da utilização de outras fontes de estudo, aí sim, pode ser efetivo. Isso quem diz não sou eu, mas a mais moderna ciência da aprendizagem. Antes de acreditar naquele curso que te faz assistir todas as aulas ou ler todos os PDF’s, tenha estratégia pra identificar o que mais você precisa e onde estão suas deficiências. Aí sim estaremos falando de estudo eficaz.