A leitura no estudo para concursos
Você lembra o que leu ontem? E há uma semana? Você lembra o que tem no início do capítulo do livro que você está lendo? Provavelmente a resposta a essas perguntas vai ser não. Isso acontece porque esquecemos de tudo. Já foi provado cientificamente que nosso cérebro liga o automático para muita coisa e só se detém no que ele acha importante. Mas é o que ELE acha e não você acha. Por isso que você lembra de algo que leu uma vez há 15 anos e não lembra de algo que leu ontem.
Isso se chama curva do esquecimento e temos que diminuí-la. Para diminuir precisamos repetir os assuntos (diferente de revisar). Para repetir precisamos de materiais curtos.
VOCÊ VAI GASTAR A MESMA QUANTIDADE DE TEMPO. Mas a fixação do que você realmente precisa vai ser bem maior com os resumos. Aprenda. O estudo de concurso tem que ser pragmático.
Você não tá aí pra ser um professor daquela matéria, senti-la e saber expor aos outros. Isso é coisa de professor de faculdade.
Você tá ali pra acertar a questão e passar. E tem que fazer o que for preciso para isso. Os livros são bons aliados (servem para consulta muitas vezes e para ler alguns capítulos pra provas de segunda fase), mas tem um custo-benefício de tempo muito ruim. Você demora muito a lê-los, e quando acaba lembra de pouca coisa. Antes fosse garantia você ler tudo e isso ficar na sua memória. Além disso, não é apenas um livro. É no mínimo 10. Você vai esquecer. Portanto, pra diminuir esse esquecimento, opte por materiais mais curtos, e repita.
Ressalto que também é possível você ler doutrinas de capa a capa e passar. Mas vai demorar muito mais, e pode ser que você descubra tarde demais que estava estudando de forma equivocada!