Estagnado na pontuação. O que eu faço?
Quando se está estagnado na pontuação, muita gente não busca entender o porquê de suas notas, e assim cai em vieses extremamente equivocados sobre sua evolução ou involução.
Exemplos. 63 numa prova. Dois meses depois, faz outra e tira 68. Pensa: “bem, se eu estudar bem, vou passar os 70 na próxima prova”. Próxima prova bem e a pessoa faz… 60! “como assim? Estou estagnado na pontuação e estudando errado. Preciso mudar meu jeito de estudar.”
Exemplo 2: Pessoa faz 70 numa prova. Próxima ao corte. Depois faz 70 de novo na outra, corte maior. Muda o jeito de estudar e passa na prova seguinte. Atribui sua aprovação a que? Aquele novo jeito de estudar. Adapta sua realidade toda aquele novo “jeito”. Faz a prova seguinte. 60. “Poxaaa o que houve? Estou estagnado na pontuação e não entendo mais nada. Oh céus oh vida”.
Bem, o que acontece é que você está atribuindo seus crescimentos e estagnação a fatores errados. Muitas vezes o motivo para você evoluir ou involuir numa prova é SORTE.
Isso mesmo. Ela está presente na nossa vida e aparece também nos concursos: cair coisas que a gente sabe e não cair o que a gente não sabe.
Porém, ao invés de atribuir uma pontuação boa a ela, você atribui a “sua competência”. Quando cai a pontuação na outra, você é incompetente por causa disso?
Por isso, você deve buscar o crescimento consistente. Esse crescimento tem duas características: uma é a medição sempre em relação ao corte. A segunda é que você precisa estar equilibrado entre as matérias. Assim, você depende menos da sorte. Se a prova vier fácil, você fecha. Se vier difícil, vc faz igual a maioria. Consequentemente, a junção disso faz com que você passe o corte.
Além disso, é bem mais fácil estudar para acertar questões fáceis do que para acertar questões difíceis.
Assim, ao equilibrar seu conhecimento, você vai estar gastando o seu tempo de forma mais eficiente, porque um ponto em civil (que você está mal e errando questão boba) vale a mesma coisa que um ponto em constitucional (que você tá bem e para crescer precisa acertar mais questões difíceis).
Por fim, com o conhecimento equilibrado e , portanto, com uma base formada, você agora parte para aprofundar as matérias que precisa. Essa é a premissa dos nossos cursos no Método ADN. Primeiro se preocupe com a primeira fase, depois com a segunda, depois com a oral, etc.
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/