Estudos VS Memorização
Muita gente se pergunta qual a melhor forma de memorizar. Como conseguir lembrar de tantas coisas difíceis. Como se aprende sem precisar decorar. Acho que se fosse falar de tudo isso aqui demoraria um livro, mas vamos tentar facilitar. E não. Sem cursos de memorização ou técnicas malucas.
Simplesmente NÃO TEM COMO SABER DE TUDO! Se vocês partirem dessa premissa, além do estudo ficar mais leve, vocês vão poder focar em outras coisas que podem ser sim problemas efetivos, provas, métodos, nervosismo, ansiedade, etc.
O problema que a gente imagina que só se estuda bem uma coisa se entendê-la completamente. Só se avança no conteúdo quando entende o anterior. Gente, não é assim. Nosso cérebro não foi moldado dessa maneira.
Ele foi moldado pra satisfazer nossas necessidades mais prementes, e infelizmente estudo não é uma delas. O nosso consciente sabe pouquíssima coisa quando comparado a nosso sub e inconsciente. Não há como doutrinar o cérebro a ponto de fazer ele lembrar de tudo que você quer.
ENTÃO PORQUE VOCÊ CONTINUA INSISTINDO EM QUERER APRENDER TUDO?
Entenda como funciona a cobrança daquela matéria e o aprendizado superficial dela. Saiba as leis que são cobradas e os principais artigos. APENAS SAIBA. Não precisa memorizar ou decorar tudo. Isso vai vir com o tempo. Com as releituras.
Porém se você se preocupar com a forma de aprender tudo, não vai ser muito legal, porque estudos já comprovaram que nosso rendimento e foco são muito maiores quando nos desligamos da forma e focamos no RESULTADO. É como imaginar um corredor correndo uma prova de 100m e ele pensar como pode melhorar a rapidez de suas pernas DURANTE a corrida. Fatalmente ele vai perder (como já aconteceu). Desenvolva seu estudo naturalmente. Se preocupe inicialmente com o contexto de tudo. Tenha paciência que ele vai dar frutos!