“Esquecer pra lembrar” e o saldo de memória

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Dicas ADN
“Esquecer pra lembrar” e o saldo de memória

Fomos educados, desde cedo, a entender que a pessoa que se recorda de muita coisa é inteligente e tem a memória boa, e a que esquece de tudo é ruim de memória. E isso se aplicaria a qualquer campo da vida, ainda mais nos estudos, já que precisamos lembrar de várias coisas.

Mas vocês nunca pararam pra pensar que lembram de algumas coisas nos mínimos detalhes, mesmo que sua memória seja considerada “péssima” para lembrar dos estudos, por exemplo? Lembramos de coisas que aconteceram conosco ou que lemos há 15 anos, mas não nos recordamos de algo que revisamos ontem? Por que isso acontece? Além de não ter uma resposta 100%, se eu fosse explicar as várias teorias aqui, demoraria um século.

São duas informações relevantes. A primeira é o esquecer para lembrar. Nosso cérebro, a máquina mais poderosa conhecida, NECESSITA que a gente esqueça as coisas. Imagina se a gente fosse lembrar nos mínimos detalhes de tudo que acontece na nossa vida, de todos os nossos cafés da manhã desde a nossa infância? Seria algo absurdo e demandaria muita energia. O cérebro, esperto como é, determina que a gente esqueça de muita coisa, para lembrar o que é importante. O problema que esse importante é ele que determina, não somos nós. E nós não conseguimos mandar nele nesse sentido. Podemos dar “pistas”. Então, necessariamente você precisa esquecer as coisas para lembrar de outras. Esse é o primeiro fator.

O segundo é que o cérebro se apega a 3 coisas para lembrar. Emoção, Lugar e Contagem de História (storytelling). Você lembra onde estava no desastre das torres gêmeas? Eu lembro perfeitamente. Por quê? Porque foi uma história impactante, que gerou emoção. A técnica da história é utilizada por muitos competidores (mnemônicos) em competições de memória para lembrar o máximo de informações que se possa decorar.

Agora como colocar emoção, lugar e história nos nossos estudos? Emoção pode ser colocada naquela questão que você errou depois de ter errado o gabarito. Lugar pode ser resolver questões simulando um ambiente de prova. Contagem de história é a associação que seu cérebro faz com os diversos assuntos (aprendemos por associação). Por isso, aqui, a importância da repetição e do espaçamento.

E por fim, o saldo de memória. Sempre vamos esquecer de alguma coisa estudada e vamos lembrar de outras. Não há como saber tudo. O que você precisa fazer é assegurar que o que você lembra está sempre maior do que o que você esquece. Através das “pistas” dadas para seu cérebro. E aí? Você vai estudar tudo mesmo do edital ou começar pelo que é mais cobrado?

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