Metade dos problemas da vida decorrem de dizer SIM depressa demais e não dizer NÃO cedo o bastante

0 Comentário
Dicas ADN
Metade dos problemas da vida decorrem de dizer SIM depressa demais e não dizer NÃO cedo o bastante
Sabe aquele namoro que você sabe, no fundo, que não vai dar em nada, que uma hora ou outra tudo irá por água abaixo, mas você insiste em manter, se aprofundando cada vez mais naquele “erro” achando que um dia irá dar certo?

Sabe aquele filme horroroso que você continua assistindo só porque já começou ou, pior, só porque já pagou o ingresso?

Sabe aquela empresa que vive te dando prejuízo, por mais que você tente não consegue fazer ela dar lucro, mas você continua botando seu dinheiro, com a esperança de que um dia irá dar certo?

Sabe aquele método de estudos que você não vê evolução alguma, que seu desempenho só cai ou fica estagnado em prova; por mais que você aumente seu tempo de estudo, o desempenho não aumenta de jeito nenhum, mas você insiste nele achando que um dia irá dar certo?

Pois bem. Tudo isso tem um fator em comum. Se chama INFLUÊNCIA DOS CUSTOS PERDIDOS, e afeta todos nós. No jargão popular também pode ser chamada de “não dar o braço a torcer” – Não me perguntem de onde veio essa expressão.

O caso mais famoso é o do Avião Concorde, que deu prejuízo por mais de 4 décadas, na casa dos bilhões, e os governos inglês e francês continuaram insistindo pra não terem que admitir estarem errados. Ela é a tendência de continuar investindo tempo, dinheiro e energia numa proposta que sabemos ser malsucedida só porque já gastamos um valor impossível de ser ressarcido. Isso pode facilmente se transformar em um círculo vicioso: quanto mais investimos, mais decididos ficamos a ver se dá certo e se o investimento rende. Quanto mais investimos em algo, mais difícil é deixá-lo pra lá.
Lembra daquele curso que você contratou, no meio viu que não ia dar em nada, mas que insistiu em terminá-lo? Além do dinheiro, ainda gastou seu precioso tempo. Pois bem…

Descomprometa-se! Você tem muito a ganhar reduzindo prejuízos, em todos os campos da sua vida!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO