Você é seu maior sabotador!

0 Comentário
Dicas ADN
Você é seu maior sabotador!

Isso, você mesmo. Acha que não?

Tudo bem. Vou listar aqui algumas situações e pedir pra você procurar o culpado.

1. Estabelecer metas de estudo de matéria (tantos artigos lidos, tantas paginas, revisões periódicas), que, com o tempo, inevitavelmente ficarão inviáveis, e consequentemente não serão cumpridas. Ficar com peso na consciência porque elas não são cumpridas, tentar estudar mais, mas não conseguir. Acabar ficando com ansiedade por causa disso.

2. Pior. Deixar que um terceiro que não conhece a sua realidade trace as suas metas.

3. Achar que quanto mais se estuda, mais se sabe, e estudar de domingo a domingo 10h por dia (ou algo parecido), para na prova, não ir bem, e perceber que aquele cara que trabalha 2 expedientes passou e você não. Acaba não percebendo que seu cérebro precisa de um tempo pra assentar as ideias.

4. Sair o edital, você ficar com aquela empolgação para tentar estudá-lo inteiro. Começa super bem, cumprindo tudo o que pretendia, e ao longo da preparação, vai diminuindo o ritmo, até chegar perto da prova com uma qualidade de estudo bem aquém do que imaginava. Logo perto da prova, quando o estudo tem que se intensificar mais! Pra completar, como começou muito pesado, tem fadiga mental, e não consegue driblar isso.

5. Cumprir metas apenas pra justificar pra si mesmo que foram cumpridas, sem se dar conta da qualidade do seu estudo. “Ah, já cumpri minha meta hoje, vou me divertir”.

6. Não ir fazer uma prova porque faltou estudar “aquele 1% vagabundo do edital”, ou porque a passagem ficou cara, ou porque um terremoto caiu no Japão.

Só duas observações quanto às metas faladas. Uma é que é desejável você estabelecer metas de tempo de estudo de cada matéria, o famoso cronograma. O que critico são as metas de quantidade de matéria. A outra observação é que metas foram criadas pra serem batidas, você ganhar o prêmio, e depois serem esquecidas ou pelo menos não precisar pensar nelas até próximo mês. Será que pra metas de estudo, que você tem que fixar matéria e lembrar dela meses depois, vale o mesmo raciocínio?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO