Momento “Heureka” e o descanso
Conta a lenda que Arquimedes, um sábio matemático da Grécia Antiga, incumbido pelo Rei de Siracusa a solucionar um mistério sobre se a sua coroa era de ouro maciço ou não, ficou “empancado” em suas teorias e não conseguiu, por algum tempo, resposta para o enigma, o que o deixou bem frustrado. Certa feita, ao se banhar numa banheira, em um momento de descanso, quando não estava pensando no problema, entendeu finalmente o enigma, saindo gritando pelas ruas “Heureka”, que significa “descobri”.
Para falar de um exemplo da atualidade, o CEO da empresa Oracle, Marc Beniof, gigante da computação em nuvem, teve as ideias que revolucionariam o mundo da tecnologia ao tirar um mês de férias no Havaí. Isso tem a ver com serendipidade, a habilidade que temos de descobrir, por obra do acaso e sagacidade, coisas pelas quais não estávamos procurando.A consciência aberta cria uma plataforma mental para descobertas criativas e insights inesperados. Na consciência aberta, não temos advogado do diabo, cinismo ou quaisquer julgamentos, apenas receptividade absoluta para o que quer que surja na mente, incluindo ideias de como podemos melhorar nossos estudos, ou decisões acerca de em qual concurso investir.
Daí a importância do descanso. Saiba que, mesmo descansando, sua mente vai estar trabalhando, e um momento Heureka para definir sua vida de concurseiro pode muito bem surgir.