Cuidado ao “sacrificar” seu tempo em prol do estudo
Se você, que tem pouco tempo, criar uma rotina de estudo em que utiliza todo o tempo livre disponível para estudar, fatalmente, quando chegar mais perto da sua prova, você vai fadigar. Exemplo: Deixa de fazer atividade física ou de passar um tempo com seu filho para estudar.
Na nossa cabeça, isso é válido, seria um “sacrifício” em prol de um bem maior, a aprovação. Ocorre que, ao fazer isso, você vai fadigar seu cérebro, que está sem qualquer descanso durante o dia inteiro (trabalho, faculdade, estudo, etc). Como já falei aqui algumas vezes, a atenção é um músculo que também precisa de descanso.
Então, se você tem apenas 3h livres por dia, tente praticar atividade física ao menos 2 vezes por semana. Os hormônios liberados irão te ajudar a consolidar o que foi estudado, acredite! No fim de semana, é aconselhável que você estude mais, pra compensar, mas nada anormal! Reserve um dia pra descanso. Sendo que isso é seu estudo regular.
Quando chegar perto da prova, esses períodos de descanso da mente podem ser convertidos em estudo. Como vai ser pouco tempo, você não vai fadigar, e, além disso, tudo que você estudar durante esse período vai tá mais fresco na sua memória, consequentemente você não vai cair na curva do esquecimento. Eu cansei de pedir 10 dias de férias em vésperas de prova, pra fazer isso que to dizendo a vocês e dava certo.
Se você fizer o contrário, estudar com todo afinco no começo, não só vai fadigar, como a curva do esquecimento vai bater em tudo que você leu com tanto afinco no começo, e terá valido pouca coisa. O estudo deve ser progressivo!