Estudar apenas as matérias que gosta

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Estudar apenas as matérias que gosta

Mais uma vez, parece óbvio, mas porque tanta gente insiste nisso? “Ah, empresarial é muito chatoooo.. vou estudar penal que é mais legal e caem mais questões”. “Nossa, detesto tributário. Vou compensar estudando constitucional, que é nada.” “Ahhh, desisto! Nunca vou aprender raciocínio lógico. Meu português é bom, vai dar certo”. Aposto com qualquer um que já se escutaram ou ouviram alguém falando isso.

Porque é zona de conforto? Simplesmente porque você não quer justificar pra si mesmo uma atitude que lá no fundo você sabe que está equivocado. Não quer se frustrar ao sentir que não está entendendo nada. Ou não quer dar a cara à tapa pra insistir até entender.

E o que vai acontecer? É algo que já falei nos mandamentos. É muito mais fácil estudar pra acertar questão fácil que questão difícil. Como você está fazendo uma análise subjetiva (o que é difícil pra você e não pra todos), não se apercebe que vai acabar errando questões consideradas fáceis das matérias que considera difíceis, justamente por não tê-las estudado. “Mas Adalberto, pelo menos vou acertar mais questões difíceis da matéria que sou bom”. Negativo.

Existem inúmeros motivos pra se errar uma questão, e a falta de conhecimento é só uma delas. Pode ser desatenção, pode ser que você saiba muito sobre algo que é simples e complique, ou pode ser que a questão simplesmente esteja mal elaborada (como acontece hein). Tudo isso pode fazer você errar uma questão. Mas não vai ser a questão difícil que fará a diferença na aprovação, pois muita gente também erra. A fácil que fará, pois a maioria deve acertar, como também já falei nos mandamentos. Dai você acaba ficando pra trás.

Além disso, em termos de quantidade de matéria estudada, estudar pra acertar uma questão fácil é bem menos tormentoso do que estudar pra acertar uma questão difícil. Você gasta bem mais tempo pra estudar algo aprofundado, com suas mil teorias, do que algo mais básico.

Só pensar em ambiental , que sabendo apenas 3 leis relativamente curtas, você faz mais de 70% da prova. Porque então estudar um curso de direito civil? O tempo será muito maior e o ganho bem menor. Seja pragmático. Pense nisso!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO