Você só precisa de UMA vaga

0 Comentário
Acredite em você!, Como se preparar para concursos
Você só precisa de UMA vaga

Se tem algo que eu absolutamente NUNCA dei importância na minha vida de concursos foi abrir qualquer arquivo relativo à concorrência daquele concurso que eu ia fazer, ou ler uma notícia sobre o assunto. Não porque eu tivesse medo do que eu ia ver, mas porque aquilo não me serviria de nada, rigorosamente NADA, na minha preparação.

Olhar ou ficar atento à concorrência nunca vai te trazer coisas boas. Só ruins. E se algo não nos traz coisas boas, é tolo ficar atento e gastando energias com isso. Mesmo que a “concorrência” seja considerada baixa, você vai estar se trazendo uma pressão desnecessária por ter que passar naquele concurso de concorrência baixa. Se ela estiver alta, aí sim que a pressão amedronta mais ainda. Mas pare pra pensar. Números pouco significam no mundo gigante dos concursos. Daquela concorrência, mais de 90% não está nas mesmas condições de você para competir. Uns 20% (média) desses 90% sequer vão fazer a prova por variados motivos. Desses quase 10% que você efetivamente vai concorrer, você tem que se diferenciar.

No conhecimento, às vezes não dá. Realmente, tem alguns que estão melhores que você. E aí, o que eu faço? Se diferencie na mentalidade! Pense que você só precisa de UMA vaga. Que você estudou para aquilo. Que vai cair o que você estudou, porque você está estudando de modo focado e direcionado. Que sua preparação, se não foi perfeita, foi o máximo que você conseguiu. Você fez sua parte.

Dos 4 cargos em que tomei posse, 2 deles, os de técnico do MPU e oficial de justiça federal, só tinha UMA vaga disponível no edital para o concurso. Tenho certeza que isso desesperou muitos concorrentes, mas não a mim, que sabia do meu potencial. Resultado, em um passei em terceiro, mas fui o primeiro a ser chamado, no outro passei em 11º, mas acabaram chamando 46 pessoas (mesmo com apenas uma vaga no edital).

Por essas e outras que não é preciso diminuir o outro pra conseguir o que a gente quer, como vi outro dia num post do amigo @eduardorgoncalves . É incrível a quantidade de pessoas “espírito de porco” que temos no mundo dos concursos. Não caia nessa! É possível conseguir as coisas juntos, desde que você se junte a quem quer o seu bem! Grande abraço!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO