Primeiro passo, definir o objetivo!

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Primeiro passo, definir o objetivo!

Napoleon Hill foi um escritor e empreendedor nascido nos EUA no ano de 1883. A ele é atribuída a construção de uma filosofia de realização pessoal baseada no estudo das mentes de centenas de pessoas bem-sucedidas, dentre elas estão Henry Ford, Thomas Edisonn e Alexander Graham Bell. Seus ensinamentos influenciaram gerações inteiras de líderes que buscavam o sucesso pessoal.

Você deve estar se perguntando: – Por que os feitos deste escritor interessam a mim, que busco a aprovação em um concurso público? A resposta a este questionamento encontra-se nas linhas abaixo.

Nosso amigo Napoleon escreveu no seu livro “A escada para o triunfo” – “Para ser bem-sucedido em qualquer tipo de tarefa você deve ter uma meta definida para atingir. Você precisa ter planos definidos para alcançar este objetivo”. Ou seja, nenhum objetivo será atingido por meio de um plano aleatório, e sim através de um plano sistemático e consistente.

Esta afirmação retrata perfeitamente a vida de quem almeja alcançar um cargo público, pois em toda minha trajetória prestando concursos, conheci muita gente que ficou pelo caminho, não por falta de capacidade e sim por não terem um plano de estudo bem definido. Por outro lado, também tive a satisfação de conhecer várias pessoas que souberam se planejar e encurtaram sobremaneira seu caminho até a aprovação.

Ainda sobre os ensinamentos do mestre Hill, a mente humana é como um imã que atrai os pensamentos dominantes nela mantidos, especialmente aqueles que constituem um plano ou objetivo bem definido. Por exemplo, se uma pessoa estabelece como seu objetivo principal a aprovação em um concurso público, imediatamente essa meta torna-se uma influência dominante em sua mente e essa influência vai leva-la a fazer o que for necessário para alcançar o sucesso. Resumindo, existem muitas pessoas que sonham passar em um concurso, porém somente aquelas que tornam isso um objetivo de vida alcançarão o sucesso.

Por fim, lembrem-se sempre que o objetivo de quem estuda para concursos públicos não é dominar todas as matérias previstas no edital, seu objetivo é a aprovação para o cargo que almeja, pois os editais contemplam cada vez mais assuntos e o tempo provavelmente é muito escasso, logo dificilmente dominará todos os tópicos do conteúdo programático, o que nem se faz necessário, uma vez que você saiba planejar seu estudo e otimizar seu tempo dedicando-se somente ao que realmente importa.

Autor – Adriano Aguiar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO