4 dicas para controlar melhor o tempo de prova em concursos públicos
Com certeza, o fator tempo é um dos recursos mais escassos nos dias atuais. Para muita gente, 24h não são suficientes para executar todas as tarefas do dia. Essas pessoas acabam ficando frustradas por não conseguirem “dar conta”.
Assim, a administração do tempo tornou-se essencial para alguém ser bem-sucedido. Priorizar aquilo que realmente importa e aprender a dizer “não” devem fazer parte da rotina daqueles que querem ser mais produtivos.
Isso também se aplica aos concursos públicos: cada vez mais os candidatos estão se deparando com provas com maior quantidade questões e, para piorar, com enunciados mais longos. E sem falar da cobrança de redação em muitos casos, hein?
Inclusive, observei nessas últimas semanas vários candidatos se queixando do pouco tempo das últimas provas. Eles mencionaram frases do tipo: “Você viu aqueles textos de Português? Estavam enormes! Levei 2h para resolver 10 questões.”; “Eram necessárias 6h para resolver todas as questões”; “Restando 1h:30min para o término da prova, percebi que ainda faltavam 15 questões para resolver, bem como a redação. Foi um desastre!”.
Ouvi muitas outras reclamações que não vou citar aqui por não ser o objetivo do texto.
O que quero que compreenda é que o tempo de prova deve ser trabalhado durante a preparação do candidato. Não podemos esquecer que ele é o mesmo para todos os candidatos. Terá um melhor desempenho aquele que, além de ter estudado de forma orientada, souber melhor administrar o tempo.
Vou citar um exemplo: no concurso do TJ-AL serão 80 questões e duas questões discursivas para o cargo de analista judiciário a serem resolvidas em 5h. Para o cargo de técnico, serão 100 questões a serem resolvidas em 4h.
Com simples cálculos, percebemos que os candidatos ao cargo de analista terão aproximadamente 2min:37s para resolver cada questão, já descontando um tempo estimado de 1h para a discursiva e 30min para passar o gabarito para a folha de respostas.
Para o cargo de técnico o tempo é ainda menor: 2min:06s para cada questão (já descontando o tempo de passar o gabarito).
Já pensou em resolver aquelas questões de Português da FGV com textos enormes em 2min:06s? É desesperador, não acha?
Então, o que fazer?
Antes de dizer o que fazer, vou comentar o que NÃO fazer:
– não podemos começar a prova pelas matérias que temos menos afinidade, pois naturalmente levaremos mais tempo para resolvê-las. Além disso, iniciar por essas questões trará um efeito psicológico negativo, já que teremos a impressão de que a prova está dificílima e que não sabemos de nada.
– iniciar por Português é uma verdadeira loucura. Você vai perder muito tempo com os textos gigantescos e quando der conta faltará pouquíssimo tempo para as demais questões, que representam maior percentual da pontuação final.
– resolver as questões discursivas logo no início também não é um bom negócio. Se você não estiver devidamente preparado, essas questões vão te consumir um tempo precioso e não será possível resolver as objetivas. Não podemos esquecer que é necessário alcançar a nota de corte da prova objetiva para que a discursiva seja corrigida.
Mas vamos lá! Agora, quero te passar algumas dicas de como administrar melhor o tempo da prova:
1) Priorize as matérias que se sente mais preparado: iniciando por essas matérias, você resolverá as questões rapidamente, economizando tempo para as questões mais difíceis.
2) Assinale as questões que estiver em dúvida: não sabe da questão ou está em dúvida? Assinale-a e já siga para a seguinte. Não perca tempo. A primeira leitura da prova deve ser destinada à resolução das questões “fáceis”. Após a primeira leitura, você retorna para as questões assinaladas e pode pensar um pouco mais. Quero, com isso, que garanta os pontos fáceis. Afinal, nada pior do que não ter acertado uma questão simples por não ter tido tempo nem de ler o seu enunciado.
3) Leia o tema da redação no início da prova e siga para as questões objetivas: fazendo isso, inconscientemente você vai montando o seu texto enquanto resolve as questões e trará uma enorme economia de tempo quando elaborar o seu texto.
4) Português deve ser resolvida quando decorrido metade do tempo de prova: assim como não é bom resolvê-la no início, também não é indicado deixá-la para o final, uma vez que você estará cansado para ler os longos enunciados delas. Dessa forma, procure resolver as questões de Português quando tiver decorrido 1h:30min-2h de prova.
Espero que tenha conseguido chamar sua atenção para a importância de definir a estratégia adequada para resolver provas de concursos públicos de modo a aproveitar o tempo da melhor maneira possível.
Vamos que vamos!!!
Marcelo Vasconcelos