A importância da definição do concurso

0 Comentário
Como se preparar para concursos
A importância da definição do concurso

E aí meus amigos, tudo bem? Firmes na luta? Espero que sim.

Hoje venho aqui falar de um tema que atormenta muitos concurseiros: a escolha do cargo/concurso para focar. Ultimamente, vemos que foram disparados muitos editais, principalmente para carreiras de técnicos e analistas, o que acaba deixando qualquer um maluco com a infinidade de possibilidades (e olha que o cenário que pintavam era justamente de uma queda no número de concursos – felizmente estavam errados). Para citar os mais conhecidos, hoje temos abertos os editais do TRE-BA, TRE-PR, TRT-SC, TST, TR…. , isso sem contar com os que estão muito próximos de abrir, como TRF5, TRT7, MPU.

E aí, como faz para escolher?

1) Grana – Ir fazer este concurso cabe em seu orçamento?

É aquela conhecida frase: “cada um sabe onde o calo aperta”. Não tem nem como começar a pensar em fazer um concurso se você passa por dificuldades financeiras que tornam impossível pagar passagens, inscrição, hospedagem e outros gastos que surgem para se ir fazer uma prova. Algumas vezes chega-se a gastar quase 3 mil reais com tudo isso, e sabe-se que alguns não tem como custear esse valor sem dispor do essencial. Dessa maneira, calcule os gastos, veja se cabe no seu orçamento, e, se não couber, retire-o da lista. Exceção: quando você estiver MUUUITO preparado, tiver batido na trave ou já tiver passado em concursos semelhantes, talvez valha a pena fazer. Mas se planeje bem pra isso. No caso de o concurso caber no seu orçamento, vamos pros próximos passos.

2) Preparação – você vem focando nesse concurso ou tem a famosa “síndrome do edital”?

Pra quem não conhece, a síndrome do edital é conhecida no universo concurseiro como aquela vontade de fazer todo concurso que surge pela frente, achando que está preparado pra tanto, ou então, e isso se aplica pra concursos em sua cidade ou estado, pensar que não custa nada fazê-lo. Temos alguns problemas aqui. Primeiro: como você vem estudando? De uma maneira geral, albergando matérias em comum aos diversos concursos (exemplos de português, raciocínio lógico, constitucional, administrativo, etc.)? Ou de maneira específica, esperando aquele tão sonhado edital aparecer? Se for o segundo caso, não recomendo de forma alguma fazer o concurso mais próximo, para ir “pegando bagagem”. Isto porque você sai totalmente do seu foco, mesmo sem perceber. Lembre-se do ditado: mais vale um pássaro na mão que dois voando. Isto vale também para concursos. Se você está focado em determinado concurso, faça apenas ele, ou semelhantes a ele (exemplo de estudar para TJ, e fazer TRF ou TRE). Já, do contrário, caso você venha adquirindo uma base (carreiras jurídicas em geral, por exemplo), você pode fazer escolher algum para ir pegando bagagem, pois você só precisaria direcionar aquele estudo geral para o estudo específico baseado no edital.

3) Como saber se terei chances de passar antes de pagar passagens/hospedagem? – Essa é uma dica muito interessante, meus amigos.

É quase impossível a pessoa saber se dá pra fazer este ou aquele concurso no período de inscrições, razão pela qual recomendo que o concurseiro, caso tenha dúvidas (porque às vezes, pra aqueles que tem bom senso, há uma certeza de que não passará), pague a inscrição e espere um pouco para pagar passagens e hospedagem (normalmente o mais caro). Nesse ínterim, aconselho a fazer 2 ou 3 simulados espaçadamente, com no mínimo uma semana de intervalo. Os simulados devem ser provas do mesmo estilo da que você fará. Caso você vá bem nessas provas (deve ser comparada à nota de corte real dela), pode pagar passagens e hospedagem, porque no mínimo você terá alguma chance de passar. E sempre que há chances, vale a pena se testar.

Passadas essas três fases, caso a resposta seja positiva, se inscreva e parta para a  briga! Ahhh! E não olhe a concorrência. Nunca vai ajudar! Muitas vezes você só concorre consigo mesmo. Fica a dica.

E para melhorar ainda mais sua preparação, a ADN Concursos otimiza o estudo do aluno de acordo com o seu tempo disponível por meio de um método totalmente objetivo. Saiba mais aqui

Um grande abraço e até a próxima!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO