Sobre o esforço e o talento

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Sobre o esforço e o talento
Para você, o que é mais importante? O esforço ou o talento? 

Não sejamos hipócritas. A nossa sociedade idolatra o talento, ao passo que muitas vezes critica o esforço. Será que isso faz sentido?

As pessoas dão mais valor aos dotes naturais do que à capacidade adquirida. Embora nossa cultura mencione o esforço individual e o auto aperfeiçoamento, no fundo reverenciamos o talento nato. Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super-heróis, que nasceram diferentes de nós. Não gostamos de pensar neles como pessoas relativamente comuns que se tornaram extraordinárias por seu esforço. Mesmo quando estão dispostos a reconhecer o papel da mente, muitos especialistas fazem questão de dizer que tudo é inato!

Mas há um problema aí. Se você deixar que esse talento lhe suba à cabeça, sem esforço, fatalmente vai ficar pelo caminho. Com todos os elogios a seu talento e com o pouco que têm de trabalhar ou se esforçar, você não criará a estrutura necessária aos vencedores. Muitos dizem se tratar de caráter. Nesse contexto, pode-se dizer que caráter seria a capacidade de ir ao fundo de si mesmo e encontrar forças, mesmo quando as coisas estão contra você.

Um outro fator é que, quando as pessoas são talentosas naturalmente, muitas vezes acham que são especiais. Quando as coisas vão mal, elas perdem o foco e a capacidade, pondo em risco tudo que desejavam conseguir, pois não estavam acostumadas a isso. Muitas vezes, quando perdem ou fracassam, falam que conseguiriam se tivessem se esforçado. Quem não conhece pessoas assim? Pessoas que eram brilhantes no colégio ou faculdade e que se perderam pelo caminho. Pessoas que acabaram sendo incapazes de lidar com fracassos.

Para quem gosta de futebol, sabe a dualidade que existe entre Messi e Cristiano Ronaldo. Um considerado extraterrestre, o outro que se tornou grande porque treinava muito, mas sem a genialidade inerente. Cristiano já ganhou vários jogos para seus times, praticamente fazendo tudo sozinho. É uma das mentes mais vencedoras que temos! Se pudermos te dar uma dica, seria: seja o Cristiano Ronaldo dos concursos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO