O caminhante mais lento
No texto de hoje, vamos falar sobre a história do caminhante mais lento. Vamos apresentá-la para, no final, fazer um paralelo importante sobre o mundo dos concursos.
Suponha que você é um adulto líder de uma equipe de escoteiros e precisa levar todos sãos e salvos, caminhando, até determinado acampamento até o fim da tarde. Por mais que pareça fácil a primeira vista, na prática se mostra um desafio e tanto, pois entre os escoteiros há crianças dos mais variados níveis, pesos e disposições. Por esse motivo, a medida que o tempo passa, eles ficam muito distantes um do outro.
Provavelmente, sua primeira ideia seria mandar os que estão na frente parar para que os outros possam alcançá-los, fazendo com que o grupo fique reunido de novo e você tenha controle sobre a situação. Porém, esta maneira faz com que tudo fique muito lento.
Daí, você tem uma outra ideia para ter mais controle e não precisar ficar parando toda hora a caminhada. Coloca o mais lento à frente e organiza todos colocando o mais rápido por último. Assim você consegue ver todo o grupo. No entanto, não consegue melhorar a velocidade do grupo, afinal o mais lento é que a define.
Por fim, você tem um insight diferente. “Se eu me preocupar em melhorar a velocidade do mais lento, eu consigo melhorar a do grupo inteiro. Basta eu tirar os obstáculos que impedem ele de andar mais rápido”. Dessa maneira, você retira a mochila do caminhante mais lento e distribui seu peso entre os demais. Além disso, você dá um tênis melhor pra ele. O resultado é que ele realmente passa a andar mais rápido e os demais a acompanharem, fazendo com que todo o grupo se beneficie.
Como você pode aplicar essa analogia nos estudos? Identifique sua deficiência e a priorize, estudando-a por mais tempo. Mas isso não significa que precisa parar de estudar as demais, porque senão seu grupo (nível) não vai aumentar. Isso vale tanto para matérias, como para fases de estudo. Vai adiantar estudar pra segunda fase, se você não identificou seu caminhante mais lento? Provavelmente não.
Sempre busque formas de melhorar sua caminhada, com aferição de resultados efetivos, que a aprovação ocorrerá de forma natural.
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/