Zonas de Conforto – Não fazer simulados
Para finalizar essa série de textos sobre zonas de conforto, vamos trazer uma das mais importantes e uma das que mais gente se encontra: não fazer simulados (provas antigas do concurso que você tem interesse).
Se você ler esse texto até o final, vai ficar convencido que tem que fazer simulados, ao menos uma vez por mês. Vamos lá… Por que as pessoas não fazem simulados? Naturalmente, o principal motivo que dizem é que é preciso esgotar todos os temas para poder se testar. Mas isso é uma balela das maiores! Isso é um resquício do que aprendemos no modelo de ensino tradicional, essa ideia de que só podemos nos testar após estar “preparados”. Isso vem do colégio, e continuou na faculdade, mas concursos não são assim! Funcionava de certa maneira no colégio e faculdade porque os assuntos eram pequenos. Nos concursos, é cobrado um mundo de coisa. Você acha realmente que vai lembrar de tudo que estudou? Estudar todo o edital e achar que isso é suficiente para ir bem em uma prova é uma das maiores ilusões do mundo dos concursos. Com certeza você já viu acontecendo com alguém, que conseguiu “bater” um edital de cabo a rabo e foi fazer a prova, mas, quando saiu o resultado, levou uma bomba. Isso se dá porque sempre esquecemos o que estudamos ou aprendemos!
Sempre esquecemos algo. Tem que se aceitar isso e tentar “diminuir o estrago”. Como? Sabendo bem o que cai nas provas e onde podemos melhorar pra estudarmos de forma otimizada. Se você fizer logo um simulado e detectar seus pontos fracos, você poderá direcionar seus estudos de modo a diminuí-los. Ao se fazer logo a prova, por mais que você vá mal, vai poupar bastante tempo e energia nos próximos estudos. É melhor saber logo onde precisa melhor do que descobrir isso no dia da prova. É a mesma coisa de se fabricar um foguete e descobriu se tudo tá funcionando só no momento da decolagem. Não tem como dar certo.
Mas os simulados ainda tem outras vantagens. Te ajuda a lidar bem com o tempo de prova, pois você já terá feito uma prova semelhante várias outras vezes. Te faz ver cascas de banana, pois você é obrigado a encarar aquilo como uma prova, então tem que ter atenção redobrada. E o mais importante: como você pode medir sua evolução em relação aos outros por meio da nota de corte, acaba te dando a motivação necessária tantas vezes buscada, pois você vai percebendo o seu sonho mais perto ao progredir nos acertos.
Nesse texto, demos várias vantagens para se fazer simulados ao longo da preparação, e o único argumento que você talvez tenha para “rebater” essas vantagens é o fato de não ter estudado tudo antes de fazer o simulado. O que isso é? Zona de conforto. Medo de errar. Aí o problema não está em não fazer o simulado, e sim na sua cabeça. O medo vai te limitar e te prejudicar para conseguir seus objetivos. Pense nisso! Um abraço!
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/