Para que a faculdade nos prepara?

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
Para que a faculdade nos prepara?

Normalmente, você entra na faculdade e escolhe um dos dois caminhos: ou vai ser aquele aluno mediano que só quer curtir, ou vai ser aquele responsável que seguirá com boas notas até o fim. Poucos são os que escolhem o caminho dos concursos já na faculdade, pois pra fazer isso teriam que deixar a faculdade um pouco de lado (raros são os que conseguem conciliar bem). Por isso, a maioria das pessoas não escolhem tomar esse caminho, mesmo que tenham como sonho um cargo público, e acabam se envolvem nos projetos universitários, entram em centro acadêmicos, estágios, etc.

Então se formam. A OAB, para quem é do Direito, já é um divisor de águas, porque a pessoa começa a enxergar que de fato começou a vida adulta. Tem gente que já empanca aí. Na verdade, A faculdade não te prepara pra prova da OAB. Não te prepara pra provas de concurso. Não te prepara nem pra ser advogado nem pra ser concursado. Ela te prepara pra ser acadêmico. E não há nenhum problema com isso, mas o academicismo não vai te ajudar em rigorosamente nada no mundo dos concursos. Nada. É só você parar para pensar um pouco sobre o formato do curso de Direito nas faculdades: cadeiras malucas no início da faculdade que, muitas vezes, nada têm a ver com Direito; exigência de atividades complementares que se traduzem em participação em grupos ou artigos acadêmicos (ou coisa que o valha); e, ao final, monografia sobre uma temática específica, já incentivando que você continue nela para uma pós graduação (em sentido lato) e virar professor depois.

Paradoxalmente, você faz tudo isso de forma excelente e quer, no final, estudar para concursos. Mas não dá pra ter excelência em tudo. Então os concursos ficaram em segundo plano ao longo de 5 anos de curso e agora, após você se formar, estão em primeiro. O que fazer? Cursinho pra OAB, depois cursinho de um ano pra se “atualizar nos concursos”. Qual o sentido de passar 5 anos estudando uma coisa para, após isso, ainda ter que fazer mais cursos para se atualizar? Não é uma estratégia muito inteligente…

A faculdade forma as pessoas. Formar significa “pôr numa fôrma”. Ser o que tradicionalmente as pessoas querem de você. Mas você não precisa obedecer a essa formação. Se realmente quer um cargo público, deixe a faculdade um pouco de lado, mas cumpra, afinal o diploma será requerido. Tenha suas prioridades. Você precisa renunciar a algumas coisas. Saber o que quer implica necessariamente em escolhas difíceis, mas necessárias.

O sim pra algo implica em NÃO pra várias outras coisas.

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO