As 7 fases da vida do concurseiro

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN
As 7 fases da vida do concurseiro

Em busca da estabilidade, remuneração atrativa e possibilidades de ascensão profissional, muitas pessoas embarcam na jornada desafiadora de se tornarem concurseiros. Mas muitas pessoas acabam não entendendo que caminho para a aprovação em concursos públicos é repleto de obstáculos, desafios e reviravoltas emocionais. Neste texto, exploraremos as 7 fases da vida do concurseiro, desde a incerteza inicial até a tão esperada vitória.


1ª FASE: A GRANDE DÚVIDA

Por maior que seja a certeza de que irá prestar concurso público, o concurseiro não faz ideia qual o cargo dos sonhos. É aquela fase: apareceu um concurso, ele nem pensa e já está inscrito.

2ª FASE: CONSCIÊNCIA
Aqui, o concurseiro cai na real e adquire a consciência de que não adianta atirar para todos os lados. Ele faz uma reflexão mais apurada sobre qual área a ser seguida e logo começa a sonhar de forma clara com determinados cargos.

3ª FASE: ISOLAMENTO
Depois de definida a área desejada, o concurseiro começa a se especializar. E, com isso, estuda de forma desenfreada, sem descanso e de forma exagerada, em quase total isolamento. Fica sem tempo pra família, lazer, trabalho, exercícios físicos…

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
4ª FASE: DESILUSÃO
É hora das frustrações, os resultados estão quase sempre bem abaixo das expectativas. O desequilíbrio emocional toma de conta e o concurseiro começa a questionar a própria capacidade.

5ª FASE: ABANDONO
Nessa fase, alguns aderem a ideia de que esse mundo de concursos não são pra eles. Tomam como verdade os últimos resultados e desistem de tentar. Para evitar mais decepção, o melhor é partir pra outra. Afinal, foi tempo perdido…

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
6ª FASE: AMADURECIMENTO
Alguém já disse pra você que é errando que se aprende? Aqui, ninguém precisa mais dizer. Nesse momento, o concurseiro passa a entender que parar não irá resolver essa questão e que um justo equilíbrio entre passado, presente e futuro é a verdadeira chave da aprovação. Após curtir luto das expectativas frustradas, vê-se que o sonho de almejar um cargo público ainda permanece vivo no coração.

7ª FASE: VITÓRIA
Quando menos se espera, tcharan!!!: VOCÊ PASSOU… E percebe que nem era tão difícil assim. Na realidade, entende que poderia ter abreviado a jornada, caso tivesse a maturidade de hoje!

 

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO