5 dicas para passar em concursos (mais bônus ao final)
Há quanto tempo você está estudando para concursos públicos? Chega aquele momento em que você cansa e pensa em desistir. Mas, você deve saber que todo o esforço valerá a pena quando ler seu nome no Diário Oficial, certo? Para ajudar nesses momentos, separamos algumas dicas para passar em concurso.
O primeiro passo é identificar a sua vocação. Aquela área que você mais deseja construir sua carreira. Feito isso, a hora é de mergulhar nas apostilas, questões, planos, vídeos e o que mais ajudar nessa preparação para o concurso da sua vida.
Antes de você seguir, precisamos deixar um ponto claro. Você não lerá fórmulas mágicas para ser aprovado em concursos públicos a seguir. Até porque isso não existe. O que traremos são orientações que podem ajudar na sua rotina de preparação para alcançar a sua vaga pública.
Preparado para a lista? Leia com atenção e comece a praticar desde já.
Dicas de ouro para passar em concurso
1. Tome uma decisão
De nada adianta sair do emprego ou largar tudo para estudar para concurso se você não sabe o que quer. Haverá cobranças, a falta de foco pode trazer reprovação… Por isso, pesquise bem o que você quer fazer e tome a decisão acertada.
2. Foque nos estudos
Uma das dicas fundamentais para quem estuda para concurso é ter uma preparação direcionada. É ter um cronograma e seguir direitinho aquilo que você planejou. Uma boa ferramenta para ajudar nesse tópico é o planejamento de estudos.
Montando o seu próprio cronograma, você economiza o tempo que perderia pensando no que estudar em seguida. Afinal, já terá feito uma sequência lógica do que deve focar para a sua área. Vai economizar também! Com um bom cronograma, você não gasta dinheiro com materiais e cursos que não precisa.
3. Não se acomode
Você provavelmente vai buscar um curso para ajudar nos seus estudos, principalmente se está começando. Não importa o cursinho que você faça, se você apenas frequentar as aulas e não fizer mais nada, não vai adiantar. É preciso assistir às aulas, fazer os exercícios, ler, resolver questões, entre outros métodos que você prefira.
4. Escolha bem o seu material
Como existe uma infinidade de materiais, que chegam a você ainda mais facilmente com a internet, é fácil se sentir perdido nos estudos. Por isso, o que deve fazer é escolher a melhor técnica de estudos para você.
“Como eu posso fazer isso?”, você deve estar se perguntando. Pense no que é adequado para a sua realidade. Não faça planejamentos que não conseguirá cumprir e nem escolha métodos que não conseguirá se dedicar.
Pense nas suas obrigações diárias, no que é possível abrir mão e preencha os intervalos com horas de estudo de qualidade.
5. Resolva o maior número de questões
Resolvendo questões você não estudará matérias desnecessárias. Você conhecerá o estilo da banca e ainda aprenderá o conteúdo. E, claro, se o assunto cair na prova do concurso, terá mais chances de acertar.
BÔNUS: Mais dicas para você estudar para concursos
O professor Adalberto Delgado Neto sistematizou um método de estudos para concursos, já com ampla aceitação pelos alunos da Consultoria ADN Concursos. A seguir, confira um resumo desse método. E se você quer conferir na íntegra essas táticas de estudo, baixe o e-book “4 Conceitos que Revolucionarão seu Método de Estudos”.
Procure métodos que sejam objetivos. Embora ter o apoio de livros seja válido, imagine o tempo de leitura de vários livros de todas as matérias e o quanto poderia otimizar.
Diminua a sua curva de esquecimento. Uma forma de diminuir isso é com a técnica da repetição. Mantenha um ritmo de estudos para que os conteúdos possam ser fixados.
Aplique o método de Pareto. Mas cuidado em fazer uma analogia de que 80% das questões são apenas 20% do edital. Isso pode ser uma furada e te deixar despreparado na hora da prova!
A recomendação de Adalberto é que você estude sim todo o edital, porém de forma objetiva. Restringindo o conteúdo, você poderá repeti-lo mais rapidamente e terá mais chances de fixar a matéria.
Exercite resolvendo simulados. Simulados são feitos de várias questões. Como pontuamos acima, estas ajudam a conhecer o estilo da banca, a aprender o conteúdo e saber como o mesmo poderá ser cobrado nas avaliações. Além disso, a vantagem do simulado é um treino real para o dia da prova.
A partir do seu desempenho, você conseguirá avaliar os pontos que precisa melhorar e reforçar seus estudos. Poderá acompanhar sua evolução, melhorar seu tempo de prova e chegar pronto na hora do grande dia para as situações que puderem surgir. Aproveite para treinar a marcação do cartão-resposta e evitar erros no momento de tensão. Um erro desses, de um ponto que seja, pode custar uma posição melhor no ranking e, consequentemente, a sua vaga.