3 dicas para aumentar sua velocidade de leitura

0 Comentário
Dicas ADN
3 dicas para aumentar sua velocidade de leitura

Se você está com o tempo apertado, concorda que ler mais rápido vai aumentar sua eficiência no estudo? Pois bem, vou citar aqui três técnicas SIMPLES, mas que deverão aumentar seu rendimento. Não é nada muito novo, mas funciona. Ah, e não se trata daquelas maluquices de leitura dinâmica não. Algo mais PRÁTICO.

1 – Diminua ou elimine a SUBVOCALIZAÇÃO

Subvocalização é aquela mania que a gente tem de ler falando baixo o que tá lendo. Ficamos com a sensação de que só aprenderemos se ouvirmos a voz (sozinhos, principalmente). Isso deriva do nosso ensino tradicional, onde ficamos com o pensamento que só aprenderíamos algo definitivamente se o professor falasse, o que não é verdade. O problema é que isso deixa a leitura muito lenta, porque nossos olhos são mais rápidos que nossa boca, simples haha. Portanto, comece diminuindo, e depois elimine isso.

2 – Não faça REGRESSÕES VISUAIS

Nesse caso é você ficar voltando a visão sempre que acha que não está entendendo. Contar um segredo pra vocês: isso é super NORMAL. Não somos obrigados a entendermos 100% tudo que a gente lê (não somos máquinas), a capacidade do cérebro de cada um é única e isso vai depender de inúmeros fatores, como pré-conhecimento do assunto, nível de concentração, etc. O importante é você avançar. Na segunda leitura daquilo (é um ciclo), você pode entender bem mais fácil. Dê uma chance.

3 – USAR VISÃO E AUDIÇÃO AO MESMO TEMPO

Se não vai por bem, vai por mal. Se você não consegue aplicar essas técnicas, experimente ler algo com alguém falando isso numa velocidade rápida no seu ouvido. Tem aplicativos e programas pra isso (tem que ser leis ou livros digitais). Inevitavelmente você vai ter que acompanhar. Mais uma vez, algumas coisas não vão ser compreendidas, mas o contexto será, e há momentos em que ele é mais importante. Depois que acabar e for reler, vai ver que muita coisa ficou fixada.

É isso! Até a próxima!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO