Você não pode, nem precisa, saber de tudo para passar!
É. É algo óbvio mesmo.
Nós não podemos saber de tudo. Mas por que temos tantos comportamentos que nos induzem a isso? Por que achamos que temos que saber absolutamente tudo de determinado assunto para considerá-lo estudado? Por que achamos que temos que bater todo o edital para nos sentirmos seguros para determinada prova? Por que quando erramos uma questão, achamos que não sabemos nada?
Tudo isso é derivado desse pensamento de querer saber de tudo. E isso tem muito a ver com o modo como aprendemos. Fomos educados a achar que existe uma única maneira de aprender, que seria por livros e aulas. Desde a mais tenra idade, fomos instruídos nessa ideia.
Ocorre que a transposição pura e simples dessa ideia pro universo de concurso público não dá muito certo. Tem que haver adaptações.
Enquanto lá no colégio e na faculdade, você estuda para uma prova dali a 2 ou 3 meses, que será cobrada apenas determinados assuntos, no concurso público se estuda para se fazer várias provas (formação da base), de matérias que você viu nos últimos 2, 3 ANOS!
Não dá pra ser igual. Isso tem a ver com mentalidade para concursos, coisa que muita gente não se liga!