Dicas de trajetória 3 – Aprender não necessariamente significa estudar!

0 Comentário
Sem categoria
Dicas de trajetória 3 – Aprender não necessariamente significa estudar!

Continuando as dicas da minha trajetória, nos meus mais de 8 anos de estudo para concursos públicos, eu passei pelas mais variadas situações, que eu tenho certeza que você passou também… momentos conturbados, brigas familiares, términos de namoro, fadiga mental, problemas de saúde, falecimentos na família, vontade de jogar tudo pro alto, etc. Mas, com exceção das viagens de 2 semanas (no máximo) que eu fazia por ano, eu nunca, absolutamente nunca, parei de aprender algo novo relacionado a concursos públicos.

Isso é respirar seus objetivos. E meu grande objetivo era ser Procurador da República em um futuro não tão distante!

O que quero dizer com isso?

Alguma coisas: Primeiro que, por mais que haja problemas, não somente todo mundo passa por situações semelhantes, como os próprios problemas também passam, e a sensação de que, mesmo com os problemas, você conseguiu aprender algo, é MUITO BOA! Te dá ânimo pra seguir adiante.

Segundo: todos têm, uma hora ou outra, aquela vontade de jogar tudo pro alto, eu também tinha. Nessas horas, parava de ler o que tava lendo e fazia sabe o quê?

Pasmem! Ia jogar videogame escutando alguma aula de direito do Youtube (minha querida mãe está aí pra provar que não estou mentindo haha). Era a minha maneira de desopilar, de dar uma reorganizada na mente.

E note: Alguma coisa daquelas aulas entrava. Eu considerava um estudo regular? Claro que não. Mas o pouco que eu prestasse atenção naquilo, faria eu aprender mais. O objetivo é aprender.

Terceiro, e mais importante, que APRENDER NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA ESTUDAR. Estudar é apenas uma das formas de aprender.

E aí o que acontecia depois de eu jogar umas 5 partidas no videogame e “perder” uma hora de estudo? PESO NA CONSCIÊNCIA. 

E o peso na consciência é um ótimo incentivo. Voltava aos estudos com energia renovada.

Note, não estou dizendo pra você parar o que tá fazendo e ir jogar videogame! Tem gente que a válvula de escape é atividade física, por exemplo. Dá pra ouvir alguma coisa lá também. Defina a sua válvula. O que importa é haver um equilíbrio entre seus objetivos e sua sanidade mental.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO