Você já se perguntou por que não está avançando nos estudos? Talvez seja o “Efeito Plateau”

0 Comentário
Gestão de tempo, decisão e outros
Você já se perguntou por que não está avançando nos estudos? Talvez seja o “Efeito Plateau”

Ah, o “Efeito Plateau”. Já ouviu falar? Esse é o termo que se usa quando, depois de um certo período de progresso constante, você para de avançar. Parece que você bateu em um muro e não consegue mais melhorar, não é? Mas por que isso acontece?

Vamos colocar as cartas na mesa: a culpa é da rotina. A rotina é boa até certo ponto, mas ela pode ser uma armadilha terrível. Estudar as mesmas matérias, do mesmo jeito, todos os dias, pode levar ao estancamento do seu desenvolvimento. E isso, meu caro, minha cara, é o oposto de ser pragmático.

Não, você não deve abandonar a rotina completamente. Afinal, um mínimo de estrutura é necessário. O que você precisa é de um “choque” na rotina. Talvez incorporar um novo método de estudo, ou dedicar um dia da semana para fazer simulados, ou até mesmo rever o seu plano de estudos.

Dica prática? Revisite as questões que você errou em provas anteriores. Isso não só vai te ajudar a entender seus pontos fracos, como também vai te dar uma ideia clara do que as bancas costumam cobrar. É a lei da prática. A prática, quer você queira ou não, vai sempre vencer a teoria quando o assunto é concurso.

Quanto ao “Efeito Plateau”, não se engane: ele vai passar, mas você precisa fazer algo a respeito. O mundo dos concursos é implacável. Mas você também deve ser. Seja um pragmático que sabe quando introduzir mudanças estratégicas na rotina. É assim que se vence o jogo. E quem sabe, depois de vencer, você pode até se dar ao luxo de ser um romântico na sua atuação profissional. Mas até lá, foque no que é necessário.

Até a próxima, e lembre-se: a roda só gira se você girá-la.

 

Saiba mais sobre a ADN clicando aqui.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO