Sobre medo e fracasso
A esmagadora maioria das respostas sobre perguntas acerca de medo no universo concurseiro é não passar em concurso.
Na verdade, não é só do concurso, o que você tem É MEDO DE FRACASSAR. Como todos nós temos. Porém, no tocante a concursos, isso deve ser repensado. Ser reprovado não deveria te dar MEDO. Pode te causar frustração, angústia, chateação, culpa, às vezes raiva, de si ou dos outros, mas não deve causar MEDO.
Por que? Porque todos esses sentimentos que falei, posteriormente, analisados friamente e de uma forma lógica, são passíveis de serem revistos, e utilizados para você CRESCER! Frustração por não ter sido do jeito que você esperava a prova, angústia por ter ficado muito perto, chateação por ter errado aquela questão no gabarito, culpa por ter viajado antes daquela prova importante, raiva porque o examinador fez uma questão mal elaborada.
Todas essas situações, quando analisadas com calma, fazem com que você MELHORE depois. Sua única limitação é aquela que você impõe em sua própria mente.Por outro lado, o medo te PIORA. Tem gente que diz que o medo é bom, porque faz com que a gente não faça besteira. Medo é diferente de cuidado ou de falta de coragem. A chamada “Falta de coragem” ou, como alguns preferem, “covardia”, é apenas escolher não sentir medo. É racional. Você pensa sobre aquela decisão. O medo é irracional.
Em “Mais esperto que o diabo”, Napoleon Hill, através de várias metáforas, cita que a principal arma utilizada pelo Mal (diabo) para estar presente na maior parte dos nossos pensamentos, é justamente o MEDO, pois ele se apodera facilmente de grandes multidões, e é passado de geração em geração.
As outras duas são o ritmo hipnótico (ir com a boiada, pois a boiada é mais fácil de manobrar) e o elemento tempo, que modifica os relacionamentos humanos, fazendo com que algo válido hoje possa não ser amanhã, e induzindo a pensamentos negativos (basta pensar em como o casamento é visto por muitos hoje). Pois bem.
E o que isso tem a ver com concursos público? O medo acaba te nublando os pensamentos e acabando com seu desempenho, na hora de estudar e de fazer a prova.Como superar? Simples. ENCARE O FRACASSO COMO BENÇÃO. Ele te ajudará a crescer! Acredite!