Seis fases do aprendizado

0 Comentário
Sem categoria
Seis fases do aprendizado

1. Conhecimento

Aquele primeiro contato com a matéria. Se fosse transpor para um relacionamento entre duas pessoas, essa parte é aquilo de “saber que a pessoa existe”. Nessa parte, em algumas situações, não entendemos bulhufas do que aquilo significa, mas seguimos o jogo.

2.Compreensão

é dar um “oi” e conversar sobre assuntos triviais. Nessa parte, você já entende o que a matéria quer dizer, mas não sabe como seria na prática.

3. Aplicação

é o emprego do conhecimento para resolver alguma coisa (questões, por exemplo). Exige memória e vivência para utilizar bem o conteúdo aprendido. No relacionamento, é aquele “começar a sair” com a pessoa e saber mais sobre ela.

4.Análise

após a aplicação, se analisa o que errou com o intuito de sanar pontos fracos. Considerando nossa analogia, aqui se começa a identificar problemas e as possíveis soluções no relacionamento.

5.Síntese

aqui é a fase mais complexa da cognição. É onde de fato o aprendizado se consolida pela associação. VocÊ começa a desenvolver conceitos próprios que tornam mais fácil aquela consolidação. Normalmente ocorre com aqueles que já estão passando para segunda fase (aprovados nas fases objetivas), que precisam melhorar sua capacidade de expor seu ponto de vista.

6.Crítica ou avaliação

já se consegue assumir posicionamento crítico e expor pontos de vista para outras pessoas (como examinadores) de forma concreta. A resolução dos problemas pode ser tanto por soluções conhecidas (o que o examinador espera) ou soluções criativas (o que ele não espera, mas que eventualmente pode resolver aquilo). Agora do que adianta você começar um estudo para concurso direto da 6ª fase da cognição? Acho que não vai dar muito certo, né? Dê tempo ao tempo que aos poucos você vai ultrapassando cada fase nos assuntos que se propõe e assim fica mais fácil lembrar do que precisa na hora da prova.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO